Topo

Com time modificado, Atlético-MG visita xará paranaense para seguir no G4

Do UOL, em Belo Horizonte

02/11/2014 06h00

Com a partida de volta da semifinal pela Copa do Brasil como foco das atenções, o Atlético-MG visita neste domingo, às 19h30, o xará paranaense, na Arena da Baixada, buscando se reabilitar do tropeço no meio de semana pela outra competição e para se manter no G4 do Brasileirão. O adversário, por sua vez, também vem de derrota e busca recuperação no torneio nacional.

Após perder para o Flamengo, por 2 a 0, o que o obriga a vencer por três gols de diferença para se classificar diretamente à decisão da Copa do Brasil, a partida contra o Atlético-PR ganhou mais importância para o Atlético-MG, que tem 54 pontos. Com situação incerta no outro torneio, o Brasileirão voltou a ser o principal caminho do alvinegro mineiro para a Libertadores em 2015. Para isso, vencer o time paranaense e se manter no G4, ao fim da rodada, é fundamental.

Apesar de o técnico Levir Culpi não admitir isso oficialmente, o principal foco atleticano é o confronto da próxima quarta-feira, contra o Flamengo, no jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil. Tanto que o lateral direito Marcos e Rocha e o meia Dátolo, titulares importantes, foram poupados e nem viajaram a Curitiba.

“Matematicamente, a lógica matemática, é claro que é a disputa da Copa do Brasil, considerando que tomamos dois lá e temos de reverter. Mas no Brasileiro temos de alcançar o Cruzeiro. No meio disso tudo, o Atlético pode chegar ao título da Copa do Brasil e pode chegar no Brasileiro também”, disse Levir Culpi.

E o treinador sabe que o Atlético-MG terá muitas dificuldades diante do seu xará. “Mais um jogo de alta dificuldade, sou de lá, posso afirmar isso, temos de ir pensando no melhor, mas será jogo difícil”, afirmou Levir Culpi.

“Para comparar o grau de dificuldade é parecido com o Flamengo. Estão nivelados na campanha e na forma de jogar. Jogam no contra-ataque, tem um ataque de velocidade. Então, comparo o grau de dificuldade com o do Flamengo”, acrescentou o comandante.

Além de Marcos Rocha e Dátolo que ficaram em Belo Horizonte, desansando, Diego Tardelli e Carlos, que estão em Curitiba, poderão ficar no banco. O Atlético-MG não terá o goleiro Victor, que cumprirá suspensão automática por sua expulsão na vitória sobre o Sport, por 3 a 2.

O jovem Uilson e o experiente Giovanni, que está voltando de lesão, disputam a vaga de Victor. Por outro lado, Leonardo Silva voltará a ser titular após mais de um mês de ausência, depois de se recuperar de lesão na coxa direita. Jô, que ficou fora dos últimos seis jogos, por problemas disciplinares, também voltou a ser relacionado e deverá aparecer como novidade.

O Atlético-PR tenta se recuperar da derrota do Fluminense por 2 a 1, sábado, no Maracanã, para seguir longe da zona de rebaixamento. A equipe encontra-se em uma faixa intermediária da tabela, mas um novo tropeço pode provocar uma aproximação com a zona de rebaixamento.

Para o confronto de logo mais, a principal novidade será o zagueiro Gustavo, que foi liberado após cumprir suspensão. Ele aproveitou para cobrar atenção extra dos companheiros, já que agora terão pela frente um time que disputa vaga no G4.

“Todos os adversários nos preocupam e o Atlético-MG não é diferente. Por isso, temos que ter atenção. A nossa equipe tem feito grandes jogos e vem mostrando evolução tática”, avaliou Gustavo. Outro retorno será do atacante Cléo. Por outro lado, o zagueiro Cleberson está fora da partida porque recebeu o terceiro cartão amarelo no último final de semana.

ATLÉTICO-PR X ATLÉTICO-MG

Data: 2/11/2014 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (FIFA-RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (ASP-FIFA-RJ) e Jackson L Massarra dos Santos (RJ)
 
Atlético-PR
Weverton; Sueliton, Willian Rocha, Gustavo e Natanael; Deivid, Paulinho Dias e Bady; Marcelo, Marcos Guilherme e Dellatorre
Técnico: Claudinei Oliveira
 
Atlético-MG
Uilsson (Giovanni); Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson (Edcarlos) e Douglas Santos; Josué, Pierre, Luan e Diego Tardelli (Maicosuel); Carlos (Cesinha) e Jô
Técnico: Levir Culpi