Topo

Veterano Renato aposta em 'última chance' para ficar no Santos em 2015

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

15/11/2014 06h00

Apesar de o Santos ser eliminado na Copa do Brasil e ver suas chances de alcançar o G-4 no Campeonato Brasileiro minguarem, o duelo contra o Cruzeiro neste domingo, às 17h (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 34ª rodada da competição, é decisivo para alguns atletas do elenco. Entre eles, o veterano e ídolo do clube, Renato, de 35 anos.

O volante será titular na partida contra os mineiros devido à ausência do titular Arouca, que está vetado por causa de dores no tornozelo esquerdo e uma amigdalite.

O duelo entre Santos e Cruzeiro pode ser a última oportunidade de Renato mostrar serviço e convencer a cúpula santista a renovar o seu vínculo para 2015. Além da atual diretoria, o volante sabe que os candidatos a presidência do Santos nas eleições no dia 6 de dezembro também estarão atento ao seu desempenho.

Renato tem contrato de produtividade e foi utilizado em apenas onze jogos neste ano, oito pelo Campeonato Brasileiro e três pela Copa do Brasil. O atleta não foi procurado pela diretoria santista, mas acredita que o encontro não ocorreu por causa das eleições.

“Boa oportunidade. Se ela vier, vou procurar fazer o melhor para ajudar o Santos a sair com a vitória. Por enquanto não conversamos. Tem eleição em dezembro, vamos esperar as coisas acontecerem, depois vamos conversar. Vontade é grande de permanecer. Se eu ficar, vou procurar ajudar com a experiência que tenho. Todo ano é quase uma obrigação estar entre os quatro primeiros e disputar título. Esse é meu pensamento e o do Santos”, afirmou Renato.

Renato virou ídolo das torcida santista devido à conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, que encerrou a fila de 18 anos do clube sem uma conquista de expressão.

O veterano voltou ao Santos nesta temporada após um pedido do técnico Oswaldo de Oliveira, que trabalhou com o volante no Botafogo. Renato até reiniciou sua trajetória no clube como titular, mas perdeu espaço por causa de uma sequência de lesões. Renato recebe salário fixo de R$ 80 mil mensais, mas aumenta seus vencimentos por partidas disputadas.

Além de Renato, outros jogadores aguardam oportunidades nas últimas cinco rodadas do Brasileiro visando renovações contratuais: casos do goleiro Vladimir, os zagueiros Nailson, Neto e Vinicius Simon, além dos atacantes Giva e Jorge Eduardo, todos com vínculo até o final de dezembro.