Topo

Cotado para substituir Moreno, Borges desafia temporada ruim no Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2014 19h44

Borges pode ser o substituto de Marcelo Moreno, ausente por força contratual, na partida com o Grêmio, quinta-feira, às 21h50, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem o boliviano, que pertence ao tricolor gaúcho, o único centroavante de ofício do elenco à disposição briga com Júlio Baptista pela vaga na linha de frente.

A sua utilização depende da comissão técnica, já que o jogador reúne condições físicas para entrar em campo. Caso seja o escolhido de Marcelo Oliveira, Borges terá a incumbência de substituir o artilheiro do time na temporada, com 23 gols.

A missão do camisa 9 não será nada fácil, já que vive o pior momento desde a sua chegada à Toca da Raposa II, em meados de 2012. Com 19 jogos e dois gols no ano, ele sofreu com lesões musculares. Dois estiramentos na coxa esquerda o deixaram de fora durante boa parte dos compromissos.

Os números obtidos em 2014 são inferiores aos da temporada anterior, quando se sagrou artilheiro do time, com 19 tentos assinalados em 39 embates, média de 0,49 gol por compromisso.

Sem atuar desde o revés para o ABC-RN, no jogo que selou a classificação do time celeste para a semifinal da Copa do Brasil, Borges faz um trabalho à parte com o intuito de adquirir ritmo de jogo e prevenir problemas semelhantes aos tidos por ele nesta temporada.

“O Borges foi submetido a trabalhos de preparação física e do departamento médico. O intuito é prevenir as lesões que o atrapalharam nesta temporada. Ele teve um pouco de dificuldade com isso durante o ano, mas está livre para enfrentar o Grêmio. Essas atividades foram um pedido da comissão técnica para que ele não sofra mais com problemas de ordem médica”, disse o médico Sérgio Freire Júnior ao UOL Esporte.

Na semana passada, ainda antes do jogo com o Santos, Marcelo Oliveira não escondeu que poderia utilizar o camisa 9 na partida marcada para a Arena do Grêmio. O fator, agora, depende somente da comissão técnica.

Fica a dúvida, portanto, para o confronto na noite desta quinta-feira, quem será titular na vaga de Marcelo Moreno: Júlio Baptista ou Borges? O treinador deve decidir no decorrer das atividades.