Topo

De artilheiro a barrado, Cícero tenta recuperação como titular do Flu

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/11/2014 06h00

O último mês foi de frustração para o meia Cícero no Fluminense. Artilheiro da equipe no começo do Campeonato Brasileiro, o jogador hoje tenta recuperar seu espaço no time titular após ser barrado pelo técnico Cristóvão Borges. Ele deve ter uma chance na equipe principal na próxima quinta, contra a Chapecoense, quando Wagner estará suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

A perda de espaço por parte de Cícero começou com uma lesão  sofrida na coxa direita no dia 12 de outubro, na derrota por 2 a 1 para o Internacional, no Beira Rio, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele retornou na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, mas atuou apenas nos 20 minutos finais. Contra o Botafogo, no último sábado, o meia nem mesmo entrou em campo.

Até a lesão, Cícero era peça fundamental no Fluminense de Cristóvão Borges, embora seu ritmo tenha caído no segundo turno. O meia marcou apenas dois gols em dez jogos no returno, metade dos quatro feitos nos primeiros nove compromissos pelo Tricolor na competição.

Cícero chegou a ser apontado como grande responsável pela subida de produção do Fluminense após a Copa do Mundo, quando o time praticou um futebol envolvente que o levou a brigar pelo topo da tabela. Depois, mesmo com a queda de produção sua e da equipe, foi mantido como titular até a lesão.

A vaga deixada por Cícero foi aproveitada por Walter, que voltou a ter oportunidades como titular nas últimas rodadas. O gordinho passou a ser utilizado constantemente por Cristóvão Borges, começando as cinco partidas seguintes à lesão do companheiro. Contra o Botafogo, por exemplo, o atacante iniciou como reserva, mas entrou aos 18 minutos do primeiro tempo, enquanto o companheiro nem jogou.

O adversário direto de Cícero por uma vaga, no entanto, é o meia Wagner, já que Cristóvão decidiu escalar o Fluminense com dois volantes de maior poder de marcação, Edson e Valencia. A missão de barrar o rival será complicada dado o bom momento individual do camisa 10, um dos mais regulares do Tricolor atualmente.

O Fluminense encara a Chapecoense na quinta-feira pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, às 19h30. O Tricolor é o sétimo colocado com 57 pontos, três a menos que o quarto lugar, o Grêmio.