Topo

Atlético-MG encaminha empréstimo e André está perto de deixar o clube

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/06/2015 11h00

Maior contratação da história do Atlético-MG, o atacante André nem sequer fica no banco de reservas com o técnico Levir Culpi. O jogador que custou 8 milhões de euros em 2012, cerca de R$ 20 milhões na época, jogou apenas duas vezes na atual temporada. Sem perspectivas de ser aproveitado pelo treinador, o atacante está muito próximo de deixar a Cidade do Galo.

O destino, no entanto, é mantido em sigilo. O certo é que André vai ser emprestado nos próximos dias. Algo que já aconteceu outras duas vezes desde que ele foi contratado. Em 2012, logo após o clube confirmar sua contratação em definitivo, ele retornou à Vila Belmiro, para defender o Santos mais uma vez.

Em 2013 foi a vez de jogar pelo Vasco. Sem conseguir render o esperado dentro de campo, André retornou ao Atlético no ano passado e desde então pouco foi aproveitado. Em 2014 ele até chegou a jogar mais vezes, foram 32 partidas em 74 jogos. Considerando o valor investido pelo clube para buscá-lo no Dínamo de Kiev, o aproveitamento foi baixo, afinal de contas ele não atuou em mais da metade das partidas do Atlético.

Mesmo sem jogar desde o dia 25 de fevereiro, André não tem o que se queixar do técnico Levir Culpi. Afastado pela diretoria do clube em novembro do ano passado, o atacante foi reintegrado em janeiro e teve toda o primeiro semestre para convencer o treinador que tinha condições de ajudar em campo.

Com apenas dois jogos no ano e sem atuar há mais de três meses, André declarou ao UOL Esporte que estava se sentido inútil na Cidade do Galo. “Quanto menos eu jogo, mais fica difícil provar que tenho condições para estar em campo. Atacante precisa jogar para fazer gol. Claro que eu fico chateado por não estar fazendo algo que se espera de mim. Me sinto inútil. Mas não rola vaidade, não”, disse em entrevista exclusiva no mês de abril.

Para voltar a se sentir útil, André vai ganhar uma nova chance em outra equipe brasileira. De acordo com a diretoria do Atlético a definição vai acontecer durante a semana. Entre idas e vindas, André disputou 81 partidas pelo clube mineiro e marcou 32 gols. Outro que está sem jogar há bastante tempo e também vai ser emprestado é o lateral esquerdo Emerson Conceição.

Também com apenas dois jogos no ano, o lateral chegou à Cidade do Galo em abril do ano passado, com a expectativa de suprir a carência do setor. Mas não demorou muito para cair em desgraça com a torcida, ao ponto de ser vaiado antes mesmo de uma partida realizada no Estádio Independência. Emerson Conceição atuou 27 vezes pelo Atlético e não marcou um gol sequer.