Topo

Cruzeiro fecha com russos e fica perto de atleta que interessa ao Palmeiras

Lucas Barrios é um dos destaques do Paraguai na disputa da Copa América 2015 - JORGE ADORNO / REUTERS
Lucas Barrios é um dos destaques do Paraguai na disputa da Copa América 2015 Imagem: JORGE ADORNO / REUTERS

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

14/06/2015 18h38

O interesse do Cruzeiro na contratação de Lucas Barrios vai muito além do que foi dito pelo gerente de futebol Valdir Barbosa, na noite desse sábado, momentos antes da vitória sobre o Vasco da Gama, em São Januário. O clube já se movimentou e chegou a um acordo com o Spartak de Moscou, da Rússia, detentor dos direitos econômicos do atacante. O desfecho da negociação depende de conversas entre a diretoria e o empresário do atleta.

No início desta noite, o empresário Jorge Machado, representante da agremiação russa no Brasil, revelou, em conversa com o UOL Esporte, que o jogador de 30 anos foi liberado para negociar a sua mudança para o Brasil.

"Eu só represento o Spartak. Não conheço o jogador, nem o empresário. Tratei com o Cruzeiro. O resto é com eles (diretoria do Cruzeiro) e com o jogador", afirmou por meio de mensagem de celular.

A ideia dos dirigentes cruzeirenses é contratar o centroavante em definitivo, segundo o agente que representa o clube russo. Os valores envolvidos na transação, entretanto, não foram confirmados.

Caso a negociação tenha um desfecho positivo, Barrios será a quarta opção de Vanderlei Luxemburgo para exercer a função de homem-gol. Além do paraguaio, que disputa a Copa América e, inclusive, balançou a rede da Argentina neste fim de semana, o treinador contaria com Leandro Damião, Henrique Dourado e o camaronês Joel.

O Cruzeiro não é o único interessado em contar com o jogador. O Palmeiras também trabalha a fim de buscar um acordo para contratá-lo. O diretor de futebol Alexandre Mattos foi à Europa para negociar com dirigentes russos a liberação do atleta, que custou 7 milhões de euros aos cofres do Spartak Moscou.

Mattos viajou para a Alemanha há pouco mais de uma semana para, dentre outras coisas, tratar do assunto. Antes, conversou no Brasil com representantes de Barrios. A reportagem apurou que as conversas estão muito bem encaminhadas - há um acordo prévio sobre as bases contratuais.