Topo

Tabela do Brasileiro faz Atlético-MG voltar a se concentrar para jogo em BH

Para Victor os jogos às 11h da manhã são bons para os torcedores - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Para Victor os jogos às 11h da manhã são bons para os torcedores Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2015 14h40

Em agosto do ano passado o técnico Levir Culpi acabou com a concentração do Atlético-MG para os jogos da equipe em Belo Horizonte. No entanto, por causa uma novidade na tabela do Campeonato Brasileiro os jogadores alvinegros voltaram a se concentrar no hotel da Cidade do Galo. Assim vai ser todas as vezes que a equipe atuar como mandante às 11h.

Portanto, depois de quase um ano sem concentração, os jogadores do Atlético já foram informados que no próximo final de semana, vão ter de se apresentar no CT do clube na noite de sábado (27), já que no dia seguinte a equipe alvinegra joga contra o Joinville, às 11h, no Mineirão, pela 9ª rodada do Brasileirão.

A decisão foi tomada exclusivamente por um motivo: cuidado com a alimentação dos atletas. Em função do horário, ainda não habitual no futebol brasileiro, o jogador pode não ter os devidos cuidados. O assunto foi debatido entre os membros da comissão técnico do Atlético que chegaram ao consenso.

O fisiologista do Atlético, Roberto Chiari, explicou que chegar ao CT no dia do jogo não seria problema. No entanto, seria preciso que os atletas se apresentassem logo nas primeiras horas da manhã, já que existe toda uma rotina estabelecida para os dias de jogo.

“O horário de chegada não seria um problema. Obviamente a gente faria os ajustes necessários para a apresentação do atleta, para fazerem as alimentações que são importantes e estarem concentrados com um tempo hábil suficiente”, explicou em recente entrevista à Rádio Inconfidência.

Então para que todos os atletas durmam mais cedo e se alimentem dentro dos horários específicos, o Atlético vai se concentrar a partir de 20h do sábado. Se a noite não vai ser em casa, pelo menos os jogadores vão ter algumas horas do dia livre. Pela programação definida pela comissão técnica, o dia anterior ao jogo com Joinville vai ter uma atividade pela manhã. Em seguida os jogadores vão ser liberados e aqueles que forem relacionados terão de voltar à noite para a Cidade do Galo.

É justamente esses cuidados diferenciados que são apontados pelos jogadores como fundamentais para o sucesso das partidas às 11h. É fazer tudo o que se faz antes dos demais jogos, mas dentro do horário certo. É isso que aponta o goleiro Victor, que se mostra favorável aos jogos no domingo pela manhã.

“É um horário que não estamos habituados a jogar. Mas é um horário interessante para quem vai no estádio, para quem acompanha de casa. Tudo é uma questão de readequação. É readequar o descanso e também readequar a alimentação. Mas não é problema, ainda mais nessa época do ano, que não é tão quente aqui”