Topo

Palmeiras tem dupla que deixou o Grêmio por falta de dinheiro

Dudu (f) e Zé Roberto trocaram o Grêmio pelo Palmeiras atrás de melhores salários - LEONARDO BENASSATTO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Dudu (f) e Zé Roberto trocaram o Grêmio pelo Palmeiras atrás de melhores salários Imagem: LEONARDO BENASSATTO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo

20/06/2015 06h00

O Grêmio passou por uma dura reformulação entre 2014 e 2015. Cortes profundos no time então treinado por Luiz Felipe Scolari marcaram a montagem do elenco. Tudo por força da falta de dinheiro. Em crise financeira, o Tricolor perdeu dois jogadores que queria manter, e serão adversários neste sábado. Dudu e Zé Roberto encontraram no Palmeiras as cifras que jamais seriam pagas em Porto Alegre.

Zé Roberto já tinha cedido entre 2013 e 2014. O meia, que também atua como lateral esquerdo e volante, aceitou reduzir os vencimentos mensais em aproximadamente R$ 200 mil. Ficou por mais um ano em Porto Alegre. Mas quando buscaria valorização para seguir, viu o clube precisar pagar ainda menos. Agradeceu e buscou um novo destino.

Já Dudu era caro. Com direitos ligados ao Dínamo de Kiev, o meia-atacante precisaria ser comprado para seguir no Grêmio. O valor para isso: 3 milhões de euros. Totalmente inviável para o clube que fixou teto salarial em R$ 150 mil e apostou em contratações que não gerassem custo algum.

O Palmeiras abriu as portas, e os cofres, a ambos. No time alviverde, negociações rápidas renderam contratos a ambos. Por Dudu, o clube ainda venceu concorrência com Corinthians, São Paulo e até Internacional. Gastou para contar com os dois no time.

Dudu é titular absoluto. Já disputou 23 jogos na temporada e marcou quatro gols. Estará em campo para enfrentar o clube que defendeu no ano anterior.

O mesmo não vale para Zé Roberto. O experiente armador, que completa 41 anos no próximo mês, perdeu espaço com o retorno de Robinho, que estava lesionado. Agora espera no banco de reservas uma oportunidade.

“Todos os jogadores são muito importantes. Eventualmente vou usar um jogador com apego e condição mais de atacar, às vezes com outro jogador para ter uma melhor marcação e recomposição sem perder técnica. O Zé é fundamental no processo pela capacidade técnica e física que ainda tem muito bem, porque faz todos os treinos e ainda mais, e a liderança exercida. Pode ter certeza que vai seguir nos ajudando porque tem muitas qualidades”, disse o técnico Marcelo Oliveira.

O primeiro semestre não foi de títulos para o Palmeiras. O alviverde perdeu a final do Campeonato Paulista. Após trocar de treinador, agora busca recuperação no Campeonato Brasileiro. Mas independente do rendimento, Zé e Dudu conseguiram as bases financeiras desejadas na troca e mantiveram respeito dos gremistas.

Neste sábado estarão na Arena pela primeira vez depois de deixarem o clube. O duelo da oitava rodada do Brasileiro está marcado para as 21h (horário de Brasília).