Topo

Argel completa um mês como técnico do Inter com 70% de aproveitamento

Treinador tem 61,9% de aproveitamento com o Inter no Brasileirão - Jeremias Wernek/UOL
Treinador tem 61,9% de aproveitamento com o Inter no Brasileirão Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/09/2015 16h19

Os primeiros 31 dias de Argel Fucks no comando do Internacional tiveram de tudo. Treino com choque ao elenco, vitórias com estratégia para superar a preparação física deficiente, goleada a favor e derrota pesada contra. Em um mês no Colorado, o sucessor de Diego Aguirre acumula 70,3% de aproveitamento.

Argel trocou o Figueirense pelo Inter e comandou o primeiro treino em 14 de agosto, às vésperas do jogo contra o Cruzeiro. Desde então, o time disputou nove partida – juntando Brasileirão e Copa do Brasil. Foram seis vitórias, um empate e duas derrotas com 14 gols a favor e seis contra.

Se a conta considerar apenas partidas do Campeonato Brasileiro, o Colorado de Argel tem 61,9% (quatro vitórias, um empate e duas derrotas). Índice que o colocaria na terceira colocação na tabela. O aproveitamento no total só fica abaixo do Corinthians, líder da competição com 72% dos pontos conquistados.

Para efeito de comparação, Diego Aguirre deixou o Inter com 43,7% de aproveitamento no Brasileirão (no total o aproveitamento dele foi de 60,4% em 48 jogos). O uruguaio foi demitido após empatar com a Chapecoense no Beira-Rio. Com ele, o Colorado disputou 16 rodadas (cinco vitórias, seis empates e seis derrotas). Uma diferença de 18% entre as campanhas no Campeonato Brasileiro.

Além dos números, Argel tem a seu favor o renascimento de Vitinho. Antes encostado, o meia-atacante voltou a jogar e se isolou como o segundo goleador do clube em 2015, com nove gols. Somente Valdívia, autor de 16 bolas na rede, fez mais. Nilton e Paulão também foram resgatados e se afirmaram como titulares.

Na quarta-feira, o Internacional recebe o Corinthians em jogo da 26ª rodada. Um teste de fogo para o time, que mesmo com bons números, não vem atuando tão bem quanto o esperado. E que ainda tenta se consolidar. A matemática, até agora, tem ajudado.