Topo

Laterais 'garçons' roubam a cena no Santos e superam até Lucas Lima

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/09/2015 06h00

O meia Lucas Lima, principal estrela do time e, agora, atleta de seleção brasileira, e o atacante Ricardo Oliveira, artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 16 gols, não são as únicas armas do Santos para o duelo contra o Atlético-MG nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe santista conta com dois laterais, Victor Ferraz e Zé Carlos, que se destacam na defesa e no ataque. No apoio, inclusive, são verdadeiros “garçons” em campo. A dupla soma dez assistências a gol na competição e, juntos, superam até o armador da equipe, Lucas Lima, responsável por cinco passes a gol.

Victor Ferraz é o líder em assistências do time no Brasileirão. Foram sete e todas com a bola rolando. Já Zeca chama a atenção nas bolas paradas – cobranças de faltas e escanteios.

“Primeiramente agradeço a Deus por tudo, depois a gente tem treinado muito. Nas concentrações eu sempre pergunto onde os atacantes gostam de receber a bola. Todas as assistências que dei foram com a bola rolando, bola para é com o Zeca”, afirmou Victor Ferraz ao UOL Esporte.

“Eu sei que minha função é marcar, mas minha primeira função é defender. Meus companheiros confiam em mim, eles têm me ajudado bastante também”, completou.

Ferraz ganhou espaço no Santos neste ano ao ganhar a concorrência de Cicinho, titular absoluto nos últimos anos. A diretoria santista, inclusive, já encaminhou a renovação de contrato do lateral, que se encerra no fim deste ano.

Zé Carlos é o caso mais curioso. A revelação santista estava de malas prontas, mas recusou uma proposta do Columbus Crew, dos Estados Unidos, após ser titular na reestreia de Dorival Júnior pelo Santos. Em uma única atividade antes do jogo contra o Figueirense, Dorival colocou o então 'esquecido lateral' na vaga de Daniel Guedes, titular absoluto com Marcelo Fernandes, seu antecessor. O Santos venceu por 3 a 0, e Zeca, como é conhecido, nunca mais saiu do time.

"Sempre quis ficar. Sempre foi meu sonho. Ma não tinha oportunidade e apareceu a proposta... Estava certo, tinha conseguido o passaporte na sexta de manhã. À tarde, fui escalado como titular. Foi cancelado tudo e fiquei", afirmou Zé Carlos.

Os dois estarão em campo no jogo contra o Atlético-MG. A ausência de Victor Ferraz foi bastante sentida na derrota para a Ponte Preta por 3 a 1 no último domingo, em Campinas. O “garçom santista” não jogou por conta de um incomodo muscular na coxa direita. Seu substituto, Daniel Guedes, admitiu que não fez uma boa partida contra a Ponte.

Ficha Técnica – Santos x Atlético-MG
 
Data e horário: 16/09/2015 – às 22h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Heber Roberto Lopes - SC (FIFA)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil - SC e Fabricio Vilarinho da Silva - GO (ambos FIFA)
Transmissão da TV: SporTV e PPV
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique, Zé Carlos; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Marquinhos Gabriel, Gabriel Barbosa; Ricardo Oliveira.
Técnico Dorival Júnior. 
 
Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Josué (Danilo Pires); Luan, Giovanni Augusto, Carlos (Dátolo) e Lucas Pratto. 
Técnico: Levir Culpi.