Topo

Júlio Baptista perde 8kg e pode ser o camisa 10 tão sonhado pelo Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2015 06h00

O Cruzeiro passou a temporada inteira à procura de um camisa 10. E ele pode estar na própria Toca da Raposa II. Júlio Baptista se recuperou de uma cirurgia na cartilagem do joelho direito e voltou a jogar no fim de semana. Até o fim do ano, quando se encerra o contrato com o bicampeão brasileiro, o empresário (e primo) Carlos Baptista garante que o atleta, que perdeu 8kg em 30 dias, pode ser o tão sonhado meia-atacante do clube. Depois disso, a diretoria terá que convencê-lo que permanecer em Belo Horizonte é uma boa ideia.

Na verdade, a ausência de oportunidades com Marcelo Oliveira, técnico que comandou o apoiador entre agosto de 2013 e junho deste ano, é o ponto desfavorável em relação à manutenção do atleta na capital mineira.

“Ele não teve as oportunidades que deveria (com o Marcelo Oliveira), até porque dispensa comentários por tudo que já fez no futebol. Até dezembro ele vai corresponder da forma que precisa. De dezembro em diante, vamos sentar e ver novos horizontes”, afirmou Carlos Baptista em entrevista ao UOL Esporte.

Sobre a extensão do vínculo, que tem vencimento em dezembro, o agente do jogador é sincero e, apesar de não descartar uma prorrogação, assegura que a possibilidade de sequência é bastante remota.

“Eu acho difícil (que o Júlio Baptista siga no Cruzeiro), eu acho difícil. Sinceramente, eu acho difícil, mas a gente não pode falar nunca que não”, declarou o familiar do jogador, que faz 34 anos nesta quinta-feira.

O futebol de Júlio Baptista pode até ser contestado pelos torcedores. Entretanto, a sua dedicação jamais. Dias antes de receber a sua primeira oportunidade com Mano Menezes, atual comandante do Cruzeiro, ele utilizou o seu perfil no Instagram para postar uma imagem do período de recuperação. Na legenda, garante que perdeu oito quilogramas em um mês com o intuito de ficar em forma para atuar nos dois meses que lhe restam de compromisso.

“Na verdade, o jogador fica oito meses sem jogar, desde fevereiro. Independente de qualquer coisa é normal a tendência de pegar quilos. Ele fez uma cirurgia, acabou não fazendo aquele trabalho diário e intenso, embora o Júlio seja muito dedicado com a questão física. Ele fez questão de postar isso aí para mostrar a dedicação que ele sempre teve no Cruzeiro. Ele sempre foi dedicado no Cruzeiro, mas não jogava por opção do técnico (Marcelo Oliveira)”, contou.

“Ele sempre teve disposição e vontade de corresponder. Vocês acompanharam os números de quando o Cruzeiro jogava com ele e sem ele”, acrescentou Carlos Baptista, se referindo aos números postados pelo atleta também em sua conta na rede social logo após a demissão de Marcelo Oliveira, há aproximadamente quatro meses.

Júlio Baptista fez 55 partidas pelo Cruzeiro, em 149 possíveis, o que lhe confere 36,9% de participação nos compromissos do clube. O jogador ainda participou 19 gols, sendo 16 marcados e três assistências.