Topo

Falcão volta ao Beira-Rio como adversário após choro e trégua

Técnico Paulo Roberto Falcão revê o Internacional, onde é ídolo e foi treinador - Lucas Uebel/Vipcomm
Técnico Paulo Roberto Falcão revê o Internacional, onde é ídolo e foi treinador Imagem: Lucas Uebel/Vipcomm

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/10/2015 06h00

Três anos depois, Internacional e Paulo Roberto Falcão estarão frente a frente de novo. Neste sábado (03), o Colorado recebe o Sport e o lendário volante retorna ao Beira-Rio para trabalhar. No estádio, o agora treinador do time pernambucano fez golaços e história na década de 1970, mas também chorou ao ser demitido. No ano passado, contudo, foi convidado de honra na festa de reinauguração do local e firmou uma trégua.

Em 2011, Falcão largou a TV Globo e ficou 99 dias no comando do Inter. Foi demitido após derrota por 3 a 0 para o São Paulo dentro do Beira-Rio e na saída, detonou a diretoria liderada por Giovanni Luigi. As declarações carregadas de mágoa revelaram relacionamento frio, distante e levaram o ex-comentarista às lágrimas. O dirigente respondeu nos meses seguintes, com indiretas ao trabalho do técnico. A relação entre os dois ficou de lado em 2014.
 
A organização da festa de reabertura do Beira-Rio convidou Falcão, um dos protagonistas do time campeão brasileiro invicto em 1979. O antigo camisa cinco ganhou homenagem e, ao visitar o estádio, reatou os laços com o clube. Foi ovacionado pela massa ao surgir em um palco com o uniforme semelhante ao da década de 1970.
 
No campo, Falcão e Internacional só se enfrentaram uma vez como clube e técnico. O duelo ocorreu em 2012 e terminou empatado. O Bahia, sob o comando do ex-volante, saiu na frente e cedeu o empate no estádio do Pituaçu.
 
Do time escalado em seu último jogo como treinador do Inter, Falcão só irá reencontrar um nome: Muriel. O goleiro, atualmente reserva do irmão Alisson, foi promovido ao posto de titular pelas mãos do ídolo e estava em campo contra o São Paulo, em 17 de julho de 2011. D’Alessandro, que também atuou naquela partida, segue fora por conta de hérnia de disco.
 
Argel Fucks poderá contar com Vitinho e tem uma dúvida no time. Lisandro Lopez, de boa atuação diantedo Palmeiras, pode seguir na equipe. Disputa vaga com Anderson. Caso o treinador opte pelo gringo, a formação muda para o 4-2-3-1, com Vitinho e Valdívia atuando abertos pelos flancos. 
 
Já o Sport faz mistério e fechou o último treinamento. Após a queda na Copa Sul-Americana, o técnico Paulo Roberto Falcão pretende remotivar o time, mas não teve tempo para grandes mudanças. 
 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X SPORT
Data e hora: 03/10/2015 (Sábado), às 18h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)
INTERNACIONAL: Alisson; William, Paulão, Réver e Ernando; Rodrigo Dourado, Nilton, Anderson (Lisandro Lopez) e Alex; Valdívia e Vitinho. 
Técnico: Argel Fucks
SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Diego Souza, Marlone, Élber (Wendel) e Maikon Leite; André.
Técnico: Paulo Roberto Falcão