Topo

Em prévia no Brasileirão, Santos e Palmeiras testam estratégias para final

Santos e Palmeiras se enfrentam no Brasileiro, com planos para a final da Copa do Brasil - Ricardo Nogueira/Folhapress
Santos e Palmeiras se enfrentam no Brasileiro, com planos para a final da Copa do Brasil Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho e Vagner Magalhães

Do UOL, em Santos e São Paulo

01/11/2015 06h00

Em um Campeonato Brasileiro em que a quarta vaga para a Libertadores do ano que vem está em disputa por seis times, separados por apenas três pontos, a partida entre Santos e Palmeiras, às 17h deste domingo na Vila Belmiro, é encarada por ambos como essencial para alcançar a pretensão de disputar o torneio sul-americano.
 
O Santos é o quarto colocado, com 50 pontos, dois a mais do que o rival deste domingo. Ambos ainda têm a possibilidade de vencer a Copa do Brasil, que também garante vaga no torneio continental. Como a disputa da final só começa em 25 dias, os dois treinadores buscam estratégias para neutralizar o adversário e que possam ser usadas mais adiante.
 
Tanto Marcelo Oliveira, do Palmeiras, como Dorival Júnior, do Santos, dizem que o resultado deste domingo não terá influência direta nas finais. Porém, querem testar estratégias próprias e colher informações dos respectivos adversários.
 
"Os dois jogos decisivos (Copa do Brasil) têm conotação diferente e serão definidos e decididos mais à frente. Hoje, fazer prognóstico para jogar daqui a quase um mês, é complicado. Não arriscaria. Podemos ter três resultados favoráveis a uma equipe, mas o resultado de domingo não antecipa o das finais", diz Dorival Júnior.
 
Bem-humorado, Marcelo Oliveira, sugeriu até que poderia trocar a posição de alguns jogadores, para confundir os santistas. Mas, na verdade, deve escalar o time que venceu o Fluminense, nos pênaltis, na última quarta-feira.
 
“Ainda vamos conversar sobre o último jogo, que foi desgastante. Mas vou com o máximo de força, considerando ser um jogo importante e decisivo para o campeonato”, disse ele.
 
Dorival diz que o equilíbrio deve prevalecer neste domingo, assim como na final da Copa do Brasil. "O equilíbrio é grande e o Palmeiras é uma equipe que, pela classificação, mostra a igualdade entre os times. Palmeiras oscilou na competição, e o Santos também. Perdemos pontos. Não vejo ligação de um resultado com os dois jogos de decisão. Pelo contrário", afirma.
 
Oliveira quer um time forte na marcação para neutralizar a principal jogada do Santos, que é o contra-ataque. "É um time leve e muito rápido. Temos de marcar bem para evitar problemas".
 
SANTOS X PALMEIRAS
 
Data/hora: 01/11/2015, às 17h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Cristhian Passos Sorence (GO)
 
Santos
Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Gustavo Henrique, Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Marquinhos Gabriel, Gabigol; Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior
 
Palmeiras
Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos e Matheus Sales; Robinho, Dudu, e Gabriel Jesus; Lucas Barrios
Técnico: Marcelo Oliveira