Topo

Autor do gol mais importante do Atlético-MG renova contrato por mais um ano

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

05/11/2015 20h09

Aos 41 minutos e 35 segundos da etapa final da decisão da Copa Libertadores de 2013 o zagueiro Leonardo Silva eternizou seu nome na história do Atlético-MG. De cabeça ele marcou o segundo do time brasileiro diante do Olímpia, do Paraguai, levando a definição do título para a prorrogação. Depois de 30 minutos sem gols, o campeão foi conhecido nos pênaltis. Mais uma vez Leonardo Silva se fez presente, ao converter a cobrança que antecedeu o chute de Matías Giménez. O argentino acertou a trave o Atlético se tornou o campeão da América.

Com 36 anos e com 227 jogos disputados pelo clube alvinegro, Leonardo Silva vai poder aumentar seus recordes com a camisa atleticana. O Atlético informou nesta quinta-feira a renovação de contrato com o defensor. Agora, Leonardo Silva continua na Cidade do Galo pelo menos até dezembro de 2016.

Além do gol mais importante da história do Atlético, Leonardo Silva tem outras marcas importantes. Com 23 gols marcados ele é o zagueiro que mais gols fez pelo clube. Além disso, foi o capitão atleticano em conquistas importantes, como a Copa do Brasil de 2014 sobre o Cruzeiro, clube que ele defendeu antes de aceitar o desafio de se tornar atleticano.

E foi essa troca, definida em dezembro de 2010, que Leonardo Silva descreve como um dos momentos mais importante da carreira que começou no América-RJ. Há quase cinco anos, quando decidiu trocar de rivais em Belo Horizonte, o zagueiro não esperava tamanho sucesso no lado alvinegro.

Antes do começo da temporada 2015 Leonardo Silva conversou com o UOL Esporte e revelou que a decisão de trocar o Cruzeiro pelo Atlético foi a melhor escolha que fez em toda a carreira. “Muitos jogadores ficam com medo e deixam de trabalhar para não ir jogar no rival em seguida. Mas o Atlético me apresentou uma proposta oficial e com boas condições de trabalho. Então fiz a escolha, a melhor da minha carreira”, disse em janeiro passado.

Atlético, Cruzeiro, América-RJ, Brasiliense, Bahia, Palmeiras, Portuguesa, Juventude, Al-Whada-EAU e Vitória foram os clubes defendidos por Leonardo Silva. Anunciado como reforço do Atlético em 5 de janeiro de 2011, pelo twitter do antigo presidente Alexandre Kalil, o zagueiro tem seis títulos pelo Atlético, além de uma convocação para a seleção brasileira, a primeira e única da carreira.