Topo

Para evitar surpresa do STJD, Levir prepara Atlético-MG sem volante titular

Volante Rafael Carioca pode desfalcar o Atlético-MG diante do São Paulo - Bruno Cantini/Atlético-MG
Volante Rafael Carioca pode desfalcar o Atlético-MG diante do São Paulo Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2015 19h08

Até o momento o técnico Levir Culpi tem apenas duas baixas no Atlético-MG para o duelo com o São Paulo. Os suspensos Leonardo Silva e Douglas Santos ficam fora para as entradas de Tiago e Patric, respectivamente. Porém, o treinador atleticano pode perder outro título para o duelo da 35ª rodada.

O volante Rafael Carioca vai ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira, por causa das declarações após a derrota para a Chapecoense, ainda pela 19ª rodada do Brasileirão. Na ocasião o Atlético perdeu por 2 a 1 e se queixou bastante da arbitragem, que errou ao expulsar o zagueiro Leonardo Silva e não marcou falta de Apodi no lance do segundo gol, quando o lateral da Chapecoense usou a mão para levar vantagem na disputa com Pedro Botelho.

Na saída do gramado e com a cabeça quente, Rafael Carioca não poupou o trio de arbitragem encabeçado por Marcos Andre Gomes da Penha. " Não estamos jogando bem? O que fizeram hoje com a gente foi furto. O Atlético mostrou que é forte, jogamos bem, mesmo com um jogador a menos conseguimos impor nosso ritmo. No segundo gol uma mão que ele não deu e mais uma vez fomos prejudicados", detonou o volante atleticano, visivelmente o mais irritado de todos.

Julgado pela primeira vez, no início de setembro, Rafael Carioca e os demais atleticanos denunciados (Marcos Rocha, Josué e o diretor Eduardo Maluf) foram absolvidos, mas a procuradoria recorreu da decisão. Carioca foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode ser suspenso por até seis partidas, caso seja punido pelo Tribunal.

Para não ter uma surpresa desagradável, o técnico Levir Culpi usou o último treino antes do duelo com o São Paulo para escalar o volante Eduardo, no lugar de Rafael Carioca. Caso o titular seja punido, o treinador já preparou o time em campo. Portanto, o Atlético treinou com Victor, Marcos Rocha, Jesiel, Tiago e Patric; Leandro Donizete, Eduardo, Luan, Dátolo e Giovanni Augusto; Lucas Pratto.

Mas certamente esse não vai ser o time titular, já que o zagueiro Jemerson está com seleção. O defensor vai deixar Salvador e seguir direto para São Paulo e lá vai se encontrar com a delegação atleticana, que treina na Cidade do Galo nesta quarta-feira de manhã e em seguida vai para a capital paulista. Com isso, Jesiel deixa o time e Jemerson formará a dupla de zaga com Tiago.

A chance de punição a Rafael Carioca irritou os jogadores do Atlético. O goleiro Victor lamentou que o volante seja julgado novamente por um fato que aconteceu há três meses. "

Esse é o nosso futebol, já fazem mais de dois, ou três meses que aconteceu o fato com o Rafael e ele volta a ser julgado. Talvez falte um pouco de bom senso neste sentido. Mas temos que passar confiança para quem for entrar. Hoje foi o Eduardo que recebeu essa oportunidade, tem toda nossa confiança, é jogador de seleção de base e tem qualidade suficiente para dar conta do recado", disse o goleiro Victor.