O que estará em jogo em cada uma das partidas deste sábado no Brasileirão
Sete jogos agitam a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado (29) - o último confronto será na segunda-feira (30), entre América-MG e São Paulo.
Saiba o que está em disputa em cada um deles e qual a importância de cada partida na briga pelo título, pelas vagas na Libertadores e contra o perigo do rebaixamento (os horários são de Brasília).
Corinthians x Chapecoense (16h30)
O jogo vale muito para o Corinthians, que joga para se manter no G-6. O time paulista, que contou com o tropeço do Fluminense diante do Vitória, tem 49 pontos e uma vitória simples já garante a permanência na sexta colocação. Já a Chapecoense, 12ª colocada com 42 pontos, tem pouco a fazer no Brasileirão e está mais focada na Copa Sul-Americana, mas deve mandar a campo o time titular.
Leia mais:
Metamorfose ambulante, Corinthians pega Chapecoense sem poder mais errar
Atlético-MG x Flamengo (16h30)
Esse é um duelo direto na briga pelo título. Em terceiro lugar, o Atlético-MG, com 59 pontos, ainda busca ser campeão – mas uma vitória mineira também pode efetivamente aumentar a vantagem do Palmeiras na ponta da tabela. Já o segundo colocado Flamengo, com 61 pontos, precisa ganhar para pressionar e reduzir a distância para o líder, que hoje é de seis pontos.
Leia mais:
Duelo com o Flamengo vira jogo do ano para o Atlético-MG seguir sonhando
Flamengo se inspira em 2009 para 'virar jogo' contra o Atlético-MG
Atlético-PR x Cruzeiro (16h30)
O Atlético-PR está na briga direta pelo G-6. Com 48 pontos, o time rubro-negro está em sétimo – precisa vencer o Cruzeiro e torcer contra o Corinthians para entrar na zona da Libertadores. Já o Cruzeiro, mais concentrado na Copa do Brasil, está com 41 pontos, cinco acima da zona do rebaixamento. Mesmo não estando confortável no Brasileirão, o técnico Mano Menezes pode escalar um time alternativo.
Leia mais:
Cruzeiro faz matemática e conta com vitória hoje para escapar da queda
Botafogo x Coritiba (18h30)
O Botafogo não vai mudar de posição na rodada: graças à incrível arrancada no segundo turno, está consolidado em quinto, com 53 pontos, e firme na disputa por uma das seis vagas na Libertadores. Já o Coritiba está em situação delicada, com 38 pontos, só dois acima da degola. Apesar de não ter possibilidade de entrar na zona do rebaixamento já nesta rodada, o time paranaense ainda está longe da tranquilidade e precisa somar pontos.
Internacional x Santa Cruz (18h30)
Na incômoda 16ª colocação da tabela, o Inter está com 37 pontos, só um acima da zona do rebaixamento, e precisa vencer em casa para abrir mais margem sobre o Vitória, primeiro time na degola. Já o Santa Cruz, lanterna da competição com 23 pontos, está virtualmente rebaixado e pode até cair matematicamente já nesta rodada. Para continuar sonhando em escapar, tem que ganhar no Beira-Rio.
Leia mais:
Não é à toa. Inter tem motivo para se preocupar contra o lanterna
Santos x Palmeiras (19h30)
Outro clássico crucial na disputa do título. O líder Palmeiras, com 67 pontos, tem chance de aumentar a vantagem sobre seus perseguidores, já que Flamengo e Atlético-MG se enfrentam na rodada. Já o Santos, com 58 pontos, é o quarto colocado e pode subir uma posição em caso de vitória – importante porque os três primeiros do Brasileirão entram direto na fase de grupos da Libertadores.
Leia mais:
Santos vê 1º turno como "espelho" para derrubar Palmeiras e buscar o título
Gabriel Jesus encara melhor defesa do BR para, enfim, desencantar em clássicos
Figueirense x Grêmio (19h30)
Em 18º lugar, com 32 pontos, o Figueirense está em situação crítica e precisa vencer em casa para não afundar de vez. O time não pode mudar de posição já nesta rodada, mas a situação no campeonato ainda é contornável. Já o Grêmio vai escalar reservas, já que o foco é total na Copa do Brasil. Mesmo assim, o time, que está em nono com 48 pontos, ainda pode entrar no G-6 na rodada: para isso, precisa ganhar e torcer contra Corinthians e Atlético-PR.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.