Flamengo revê velho conhecido, personagem de mudança radical em 2018
O Flamengo inicia nesta quinta-feira (23) a caminhada no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Às 19h30 (de Brasília), o time recebe o Vitória, no Maracanã. O objetivo é retomar o rendimento de antes da Copa do Mundo, quando o Rubro-negro liderou com folga a competição. O adversário de logo mais é comandando por um velho conhecido do torcedor.
Campeão da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes em 1981, Paulo César Carpegiani está na direção da equipe baiana. Ele é o 9º técnico que mais vezes comandou o Flamengo na história. São 155 jogos, com 94 vitórias, 34 empates e 27 derrotas. A última passagem, inclusive, foi encerrada em 29 de março deste ano.
Carpegiani foi personagem central de uma mudança radical no departamento de futebol rubro-negro. Após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo e a eliminação do Campeonato Carioca, o clube optou por uma profunda reformulação. O técnico foi demitido e deixou o Ninho do Urubu ao lado do filho e auxiliar Rodrigo Carpegiani.Mas não foi só isso. O diretor executivo Rodrigo Caetano, o gerente de futebol Mozer, o auxiliar Jayme de Almeida e o preparador físico Marcelo Martorelli também se despediram. A saída de seis peças de uma vez foi emblemática e escancarou a última tentativa da gestão Eduardo Bandeira de Mello de triunfar no futebol.
No lugar de Carpegiani, o então auxiliar e atual técnico Maurício Barbieri assumiu o time. Eles estiveram juntos nos três primeiros meses de 2018. Carlos Noval substituiu Rodrigo Caetano, atualmente no Internacional.
Paulo César Carpegiani ainda não digeriu a recente demissão, pois considerava que o trabalho estava no caminho certo. Vale lembrar, no entanto, que ele nem sequer havia sido contratado para treinar o time. O acordo era para atuar como uma espécie de coordenador, mas a saída de Reinaldo Rueda para a seleção chilena fez com que o Flamengo optasse pela forçada substituição.
“O Campeonato Brasileiro é muito longo e iniciamos um novo turno. Os erros precisam ficar para trás. Buscaremos seguir na frente pela liderança. Será bom rever o Carpegiani, um cara que nos ensinou bastante. Ele acabou saindo, são coisas do futebol. É um grande profissional, mas espero que o Flamengo vença”, comentou o meia Everton Ribeiro.
No reencontro com Carpegiani, o Flamengo terá o apoio de mais de 40 mil torcedores. Só a vitória interessa para quem possui um dos maiores investimentos do país e persegue o sonho do título brasileiro desde 2016.
FLAMENGO X VITÓRIA
Data/hora: 23/08/2018, às 19h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado (Uribe)
Técnico: Maurício Barbieri
Vitória
Ronaldo; Jeferson, Ruan, Aderlan e Benitez; Rodrigo, Arouca, Yago e Erick; Neilton e André Lima
Técnico: Paulo César Carpegiani
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.