Fake news? Confira o que é real nas histórias sobre a crise do São Paulo
José Eduardo Martins
Do UOL, em São Paulo
-
Rubens Chiri/São Paulo FC
Os dirigentes Lugano, Ricardo Rocha e Raí, do São Paulo
Com a queda de produção do São Paulo no Campeonato Brasileiro, muitas histórias começaram a surgir em blogs, sites, redes sociais e fóruns de discussão de torcedores para explicar o momento do time, que caiu da liderança para o quarto posto na tabela. Para evitar que o são-paulino se engane e acredite em uma fake news, como são popularmente chamadas hoje em dia as notícias falsas que se espalham, o UOL Esporte compilou os casos mais discutidos para mostrar o que é verdade e o que é mentira.
Aguirre brigou com Nenê no vestiário na derrota para o Palmeiras porque o jogador não treinou um dia
MENTIRA
Durante a semana que antecedeu o último clássico com o Palmeiras, realizado no dia 6 de outubro, Nenê realmente se ausentou na atividade do dia 2 de outubro, terça-feira, por questão pessoal. Porém, o jogador havia sido liberado pelo clube. É provável que Nenê seja reserva no jogo deste sábado (20), contra o Atlético-PR, mas a queda de produção no campo que determinou uma possível saída do time titular.
Aguirre pediu a saída de Arboleda e não vai mais escalar o equatoriano
MENTIRA
O uruguaio não pediu a venda do zagueiro equatoriano. O treinador pode até ter preferido escalar outros jogadores do elenco para o setor em algumas ocasiões, mas isso não quer dizer que ele pediu para o jogador deixar o Morumbi. Tanto que é muito provável que Arboleda seja titular no jogo deste sábado (20), contra o Atlético-PR.
Arboleda teria sido vendido
MENTIRA
Durante a abertura da janela de transferência para os principais países da Europa, entre junho e agosto, foi especulado que o zagueiro teria recebido proposta de alguns clubes. Agora circulou a história de que ele teria acertado com o Espanyol, e que deixaria o São Paulo no fim deste ano. O defensor não fechou com outro clube até o momento e tem contrato com o Tricolor até junho de 2022.
Nenê foi cobrado por reclamar de substituição
VERDADE
Como publicou o Blog do Perrone, o executivo de futebol do clube, Raí, conversou com Nenê após ele reclamar por ser substituído por Bruno Peres durante a partida contra o Cruzeiro, no Mineirão. "São coisas que acontecem no futebol e a gente tem que tentar resolver. O Ricardo [Rocha] conversou com o Nenê, o Lugano conversou, eu conversei. Ele entendeu que foi meio espontânea a reação, digo de deixar escapar a emoção sem pensar no contexto geral. Depois do vestiário, também tivemos uma reunião, nós três, com ele no CT'', disse o dirigente ao Blog. Porém, vale ressaltar que a vitória sobre a equipe mineira foi no dia 29 de agosto, quando o time estava longe de viver um mau momento.
Aguirre adiantou a volta de Everton e brigou com o departamento médico
MENTIRA
Os jogadores são sempre primeiro avaliados pelo departamento médico para, depois, ficarem à disposição da comissão técnica.
Aguirre teve reunião com a diretoria e o presidente Leco
VERDADE
Na última segunda-feira (15), o treinador conversou com Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e com integrantes do departamento de futebol do clube. A reunião foi em alto nível e os dirigentes se mostraram solidários ao treinador, que tem créditos pelo início de seu trabalho no Tricolor.
Marcelo Grohe no São Paulo a partir de 2019 com cinco anos de contrato.
MENTIRA
O São Paulo pode até contratar um goleiro para a próxima temporada. Porém, o clube não acertou nada com Marcelo Grohe ou com qualquer jogador para a posição até o momento.
Veja também
- Arboleda se reapresenta ao SP e deve ficar à disposição para jogo de sábado
- Muricy isenta Aguirre em crise: "SP tem time, mas não grande plantel"
-
- Ex-São Paulo, Régis é detido por ameaça e violação de domicílio
- Aguirre tem reunião com elenco; Reinaldo não treina com o time no São Paulo
- Raí nega racha no elenco e garante Aguirre como técnico do São Paulo