UOL Esporte Futebol
 
07/05/2010 - 07h00

Frustrados nos Estaduais, Bahia e América-RN iniciam caminhada rumo a Série A

Filipe Grecco
Em São Paulo

Na noite desta sexta-feira quatro jogos, todos às 21h (de Brasília), darão início a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, com todos os times buscando o mesmo objetivo, ficar entre os quatro primeiros colocados ao final da competição e conseguir uma vaga na primeira divisão em 2011. Dentre estes clubes estão Bahia e América-RN que se enfrentam no estádio de Pituaçu, em Salvador.

O BAHIA NO TWITTER

As duas equipes começam a disputa querendo esquecer a campanha realizada nos Estaduais. Enquanto o Bahia perdeu para o rival Vitória na decisão do Campeonato Baiano, o América-RN sequer chegou à final no Potiguar e, para piorar, viu o rival ABC, que neste ano disputa a Série C, ficar com o troféu.

Campeão Brasileiro de 1988 o Bahia está fora da elite do futebol brasileiro desde 2003, quando caiu para a Série B. De lá pra cá a equipe alternou altos e baixos, foi rebaixada para a terceira divisão em 2005. No ano passado, a equipe de Salvador ficou a praticamente o segundo turno inteiro lutando para não disputar novamente a Série C nesta temporada e após uma boa arrancada se livrou novamente do descenso.

O América-RN chegou a disputar a Série C em 2005, porém, em dois anos seguidos a equipe conseguiu o acesso e chegou à elite do futebol brasileiro em 2007. Mas a participação do time na Série A foi pífia, a pior da história dos pontos corridos, o que culminou no rebaixamento à Série B. Na última temporada a equipe teve uma campanha semelhante à do Bahia, chegou até a ocupar a lanterna na 29ª rodada, mas se recuperou e terminou na 16ª colocação.

Para o duelo desta sexta-feira o técnico Renato Gaúcho já tem a equipe definida, que conta com os retornos do atacante Rodrigo Grahl, que se recuperou de dores musculares, e do meia Rogerinho, que sofreu uma entorse no treinamento da última quarta-feira, mas foi liberado pelo departamento médico do clube.

O AMÉRICA-RN NO TWITTER

Por outro lado o lateral direito Apodi está vetado pelos médicos da equipe. O jogador ainda não se recuperou de uma tendinite no joelho e vai seguir fazendo tratamento intensivo. Por conta disso, quem ganhou uma vaga no time titular foi Carlos Alberto, reserva imediato da posição no time.

Já o América-RN não disputa uma partida oficial desde o dia 11 de abril. Neste período a equipe contratou o técnico Gilmar Iser, que fez boa campanha pelo Novo Hamburgo-RS no Campeonato Gaúcho e, com isso, foi eleito o melhor treinador da competição. O treinador chegou no dia 29 do último mês e já fez mudanças no esquema tático da equipe.

Para este duelo contra o Bahia, Isner adotou um esquema tático bastante defensivo com três zagueiros, seis homens no meio campo e apenas um atacante. Nesta sexta o treinador não poderá contar com Sandro, que se machucou no trabalho da última terça-feira e sequer viajou a Salvador. Quem está de volta à equipe é o volante Júlio Terceiro, que se recuperou de uma forte gripe.

BAHIA X AMÉRICA-RN

Data: 07/05/2010 (sexta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Ivaney Alves de Lima (SE) e Ailton Farias da Silva (SE)

Bahia
Fernando; Carlos Alberto, Alysson, Nei e Ávine; Leandro, Marconi, Anananias e Rogerinho; Rodrigo Grahl e Mendes
Técnico: Renato Gaúcho

América-RN
Rodolpho; Douglas, Edson Rocha e Jackson; Berg, Julio Terceiro, Elielton, Saulo, Juninho e Thoni; Flávio
Técnico: Gilmar Isner

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host