UOL Esporte Futebol
 
25/05/2010 - 23h45

América-MG vence a segunda seguida na Série B e complica xará potiguar

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

No jogo que pode ter marcado a despedida do lateral-direito Danilo, que está se transferindo para o Santos, o América-MG venceu o América-RN, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Machadão, em Natal, em seu primeiro triunfo como visitante na Série B do Brasileiro. O time potiguar, por sua vez, segue sem vitória na competição nacional.

Depois de estrear com derrota para o Bahia, por 1 a 0, fora de casa, o América-RN havia empatado duas vezes, com o São Caetano por 3 a 3 atuando diante da torcida e com o Icasa por 2 a 2 como visitante, na rodada passada. Contra o xará mineiro, a equipe queria dar a primeira alegria à sua torcida, mas sofreu dois gols ainda na etapa inicial.

O triunfo em Natal foi o segundo consecutivo do América-MG, que continua invicto na sua volta à disputa da Série B, após seis anos de ausência. Após empatar com Bragantino, por 0 a 0, em casa, e com o Coritiba, em 1 a 1, em Joinville, o time do técnico Mauro Fernandes conquistara sua primeira vitória, sábado passado, no Mineirão, por 1 a 0, sobre o Figueirense.

Com os três pontos em Natal, o América-MG chegou aos oito em 12 possíveis (aproveitamento de 67%) e terminou a rodada em quinto, aproximando-se do G-4 da Série B. Já o América-RN se manteve com dois pontos, só que em quatro jogos, o que fez seu rendimento cair para 17%. O time do Rio Grande do Norte vai tentar sua primeira vitória, fora de casa, na próxima sexta-feira, às 21h, quando enfrentará o Náutico, em Recife. Já o América de Minas receberá o Ipatinga, vice-lanterna, sem pontos ganhos, no Mineirão, sábado, às 21h.

A vitória do time mineiro foi construída ainda no primeiro tempo. Antes de balançar as redes adversárias, a equipe mineira teve de se defender bastante para conter o ímpeto dos donos da casa, que partiram para o abafa e levaram perigo nos minutos iniciais. Aos poucos, no entanto, os visitantes conseguiram encaixar contra-ataques e chegaram aos gols.

O primeiro foi marcado por Micão, aos 10 min, de cabeça, aproveitando cruzamento do lado esquerdo. O time da casa não se abateu e partiu em busca do empate, obrigando o goleiro Flávio a trabalhar muito. Aos 27 min, foi a vez de Luciano acertar um bom chute e ampliar a vantagem mineira.

Logo após o segundo gol americano, o técnico Gilmar Iser fez duas alterações na sua equipe, tentando torná-la mais ofensiva. Ele tirou Thoni e Elielton colocando em campo Emerson e Assis, respectivamente. A estratégia levou a equipe da casa à frente, mas suas finalizações esbarraram na boa atuação do goleiro Flavio.

Depois de dizer que o seu time jogou com inteligencia na etapa inicial, ao tocar a bola, Mauro Fernandes pediu que o time repetisse a dose para explorar o “desespero” do xará. “Temos de encaixar a marcação no segundo tempo, porque 2 a 0 pode ser um placar perigoso à medida que o adversário consegue fazer um gol e parte para cima”, observou o treinador.

E o segundo tempo começou da forma como desejava Mauro Fernandes, com o seu time atraindo o adversário e partindo para o contra-ataque. Dessa forma, nos primeiros minutos o goleiro Fabiano fez duas defesas. Essa situação durou pouco. A etapa final, quase toda, foi marcada pela pressão do América do Rio Grande do Norte, que parou no goleiro Flávio.

O camisa 1 do time mineiro estava em noite inspirada. Mesmo debaixo de chuva forte, Flávio fez intervenções difíceis. Aos 15 min, por exemplo, ele defendeu cabeçada de Adriano Magrão. Aos 24 min, foi a vez do zagueiro Edson Rocha cabecear mas o goleiro da equipe visitante evitar o gol. Aos poucos, o América-MG controlou a pressão e administrou sua vitória. A torcida local alternou momentos de apoio com outros de vaias e até irônicos gritos de “olé”. No último lance da partida, o volante Dudu Araxá foi expulso de campo.

AMÉRICA-RN 0 X 2 AMÉRICA-MG

AMÉRICA-RN
Fabiano; Thoni (Emerson), Dougas, Edson Rocha e Tarracha; Jackson (Rodrigo), Elielton (Assis), Saulo e Juninho Silva; Adriano Magrão e Flávio Recife
Técnico: Gilmar Iser

AMÉRICA-MG
Flávio; Gabriel, Micão e Preto; Danilo, Leandro Ferreira, Dudu Araxá, Luciano (Neto Maranhão) e Rodrigo (Zé Rodolpho); Laécio (Thiago Silvy) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

Data: 25/5/2010 (terça-feira)
Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Cleston Santino Pereira (CE)
Auxiliares: Francisco Carlos Feitosa da Silva (CE) e Francisco Rudson Rocha Aguino (CE)
Cartões amarelos: Dudu Araxá (AMG), Gabriel (AMG), Jackson (ARN), Edson Rocha (ARN)
Cartão vermelho: Dudu Araxá (AMG)                                                                                                   Gols: Micão, aos 10 min e Luciano, aos 27 min do primeiro tempo;
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host