UOL Esporte Futebol
 
25/05/2010 - 23h43

Em jogo de sete gols, Santo André perde da Portuguesa na sua 'volta a casa'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Diversas falhas defensivas proporcionaram aos torcedores presentes no estádio Bruno José Daniel um confronto de sete gols nesta terça-feira. Depois de ficar duas vezes à frente no placar, o Santo André sofreu a virada diante da Portuguesa e até esboçou uma reação em seguida, mas não conseguiu evitar o resultado de 4 a 3 a favor do time rubro-verde, em partida válida pela quarta rodada da Série B.

DOMINGOS AINDA MAIS PERTO DA LUSA

O zagueiro teve seu contrato de empréstimo junto ao Santos encerrado no último sábado e precisaria assim apresentar-se ao clube santista. Porém, sem o interesse do técnico Dorival Júnior, a diretoria do time da Vila Belmiro decidiu fazer uma contraproposta ao time da capital paulista: pagar, ao invés de 50, 70% do salário de Domingos. Assim, o acordo deve ser concretizado nesta quarta-feira e o jogador deve assinar um novo contrato com a Portuguesa.

O jogo marcou a reestreia do Bruno José Daniel, estádio que ficou fechado em função de uma interdição da CBF. O retorno de sua ‘casa’ não foi suficiente para o ainda desentrosado time do Santo André (desmanchado após o vice no Campeonato Paulista) conseguir sua segunda vitória na competição. Assim, seguiu com quatro pontos, na 15ª colocação, enquanto a Portuguesa subiu para sete e se aproximou do G4, ficando em sexto lugar.

O meia-atacante Héverton, autor de dois gols da Portuguesa na partida, era desfalque certo para o técnico Vadão pois havia sido julgado e punido pelo STJD por conta de uma expulsão contra a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, em março. Porém, segundo o próprio jogador, a pena foi convertida em cestas básicas e, por isso, sua presença em campo foi permitida.

A partir do apito inicial, foi o Santo André quem encontrou mais facilidade para chegar ao gol adversário, mas faltava pontaria. Cicinho e Xuxa arriscaram da entrada da área, mas mandaram para fora. Antes disso, o Santo André ainda havia tido um gol (bem) anulado pelo assistente, em gol impedido de cabeça após cruzamento na área. Mas de tanto insistir, os donos da casa conseguiram abrir o placar, aos 10min, em uma bela jogada.

Depois da defesa do goleiro Andrey, a bola sobrou na linha da pequena área; o zagueiro Preto Costa falhou e o atacante Borebi aproveitou para acertar uma linda bicicleta e marcar seu primeiro gol com a camisa do Ramalhão. Mas não deu tempo dos anfitriões comemorarem. No minuto seguinte, Athirson fez linda jogada pela esquerda e cruzou na medida para o artilheiro Kempes completar de primeira e empatar a partida.

O SANTO ANDRÉ NO TWITTER

A disputa mudou de figura, e foi a vez da Portuguesa trocar passes, manter a posse de bola e controlar o jogo. Recuado, o Santo André, mesmo diante de sua torcida, buscava mais o contra-ataque. Mesmo assim, foi o time anfitrião quem mexeu novamente no placar. O estreante Anderson Gomes aproveitou rebote do goleiro Andrey, que não segurou chute de fora da área, e bateu de esquerda para as redes, aos 25min.

Porém, sem se abalar mais uma vez com o gol do Santo André, a Portuguesa aproveitou uma falha da defesa adversária para – quase que imediatamente - deixar o placar novamente em igualdade. Fabrício ficou com a bola e cruzou na medida para o atacante Kempes, que bateu de direita, de primeira, e chegou ao seu quarto gol com a camisa rubro-verde em apenas dois jogos – estreou contra o Coritiba, na última rodada.

“O time está um pouco desentrosado ainda, várias peças que estão chegando. Mas a equipe está bem, muito melhor que na última partida [derrota por 3 a 0 para o Paraná]”, analisou o goleiro Júlio César, do Santo André, na saída para o intervalo. Mas logo no início do segundo tempo, Athirson usou mais uma vez sua habilidade e ao tentar passar por Halisson, dentro da área, foi derrubado. Pênalti. Héverton converteu e virou a partida, aos 2min.

A PORTUGUESA NO TWITTER

Encontrando facilidades para entrar na defesa do Santo André, a Portuguesa ficou em situação ainda mais confortável quando conseguiu fazer seu quarto gol, aos 7min. Kempes assistiu Fabrício, que cruzou da esquerda e colocou nos pés de Héverton para o camisa 10 fazer o seu segundo na partida. Porém, desta vez, foi o time da casa que não demorou a reagir.

Após falha do zagueiro Maurício, que não conseguiu afastar totalmente o perigo, a bola ficou com Borebi, que bateu da pequena área e voltou a colocar ‘tempero’ na partida. Porém, mesmo pressionando a Portuguesa e com mais da metade do segundo tempo para buscar (pelo menos) o empate, o Santo André manteve-se até o apito final sem balançar as redes do goleiro Andrey novamente.

"A Portuguesa foi um pouco superior. Agora vamos trabalhar, o campeonato é longo, não tem nada perdido ainda. Precisamos somar o máximo de pontos para nos aproximarmos do G4. Distanciou um pouco, mas nada que nos impeça de chegar a este objetivo", afirmou o atacante Borebi, autor de dois gols do Santo André, ao final da partida.

 

SANTO ANDRÉ 3 X 4 PORTUGUESA

SANTO ANDRÉ
Júlio Cesar; Cicinho, Halisson, Vitor (Altair) e Andrezinho; Marcelinho, Gil, Denílson (Pio) e Xuxa (Richely); Borebi e Anderson Gomes.
Técnico: Sérgio Soares

PORTUGUESA
Andrey; Maurício, Thiago Gomes e Preto Costa; Paulo Sérgio, Acleisson, Ademir Sopa, Athirson (Henrique) e Fábrício; Héverton (Malaquias) e Kemps (Marcos Paulo).
Técnico: Vadão

Data: 25/05/2010 (terça-feira)
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Alex Alexandrino (SP)
Cartões amarelos: Preto Costa, Héverton, Andrey (Portuguesa), Marcelinho, Halisson (Santo André)
Gols: Borebi, aos 10min, Kemps, aos 12min, Anderson Gomes, aos 25min, Kemps, aos 28min do primeiro tempo; Héverton, aos 2 e aos 7min, Borebi, aos 11min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host