UOL Esporte Futebol
 
25/05/2010 - 21h26

Ipatinga perde para o ASA, em casa, em quarta derrota seguida na série B

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Depois de dominar todo o primeiro tempo, mas falhar nas finalizações, o Ipatinga foi castigado na etapa final e perdeu para o ASA, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Ipatingão, em sua quarta derrota consecutiva na Série B do Brasileiro. Ao contrário da equipe da casa, que ainda não obteve um único ponto na competição, o time alagoano chegou aos sete pontos, após sua segunda vitória consecutiva.

O ASA, que no último sábado havia vencido, como mandante, o Sport, por 4 a 1, soube explorar o desespero ipatinguense, que contando com os dois jogos finais do Mineiro, do qual foi vice-campeão, acumulava cinco derrotas seguidas, as três últimas pela Segunda Divisão nacional. A equipe alagoana segurou os 45 minutos iniciais, atuando mais defensivas, soltando-se na etapa final.

Atuando assim, depois de levar o empate sem gols para o vestiário e da entrada de Nena, um atacante alto e forte fisicamente, após o intervalo, o ASA mudou sua forma de jogar e levou constante perigo ao gol defendido por Douglas. A equipe alagoana abriu o marcador, com Nena, cedeu o empate para o Ipatinga, com Danilo Dias, mas evitou o primeiro ponto do clube do Vale do Aço, por intermédio de Magal.

Com mais uma derrota, a sexta seguida na temporada e a quarta pela Série B, o Ipatinga segue sem nenhum ponto, ao lado do Duque de Caxias, que foi derrotado pelo Paraná. Na quinta rodada, o time do Vale do Aço tentará pontuar, pela primeira vez, contra o América-MG, no Mineirão, no próximo sábado, às 21h. Já o ASA, na sexta-feira que vem, recebe o Coritiba, em Arapiraca, em busca de seu terceiro triunfo consecutivo.

Pressionado, o Ipatinga lançou-se ao ataque desde o início do primeiro tempo tentando buscar, de acordo com as palavras do técnico Gilson Kleina não apenas uma vitória, mas uma atuação convincente. Logo aos 5 min, Danilo Dias recebeu dentro da área do ASA e bateu forte, mas a bola desviou na zaga e foi a escanteio. Dois minutos depois, o zagueiro Márcio Alemão cobrou falta forte, o goleiro Paulo Musse deu rebote, mas nenhum atacante da equipe da casa conseguiu aproveitar.

Com vontade, o Ipatinga seguiu criando chances para abrir o marcador, mas esbarrou seguidamente em falhas de finalização ou em defesas do goleiro Paulo Musse, como aos 14 min, em chute forte de Marinho Donizete. O time do Vale do Aço sentia falta da presença do atacante Alessandro, que foi expulso na derrota para o São Caetano, por 2 a 1, no estádio Canindé, sábado passado.

Aos poucos, o ritmo acelerado do Ipatinga foi diminuindo, embora alguns ataques perigosos continuassem a ser criados. “É difícil explicar isso, o time cai durante o jogo. É preciso mais vergonha na cara para a gente sair dessa situação”, observou o zagueiro Márcio Alemão.

O ASA, que na maior parte da etapa inicial se defendeu, começou a se soltar à medida que o Ipatinga atacava, mas não conseguia fazer o gol. Aos 42 minutos, o time alagoano teve a sua melhor chance do primeiro tempo, quando Magal, que atuava como uma bandagem por causa de um corte no rosto, desde os 24 min, recebeu passe de Júnior Viçosa, e bateu forte, de esquerda, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. “Faltou um pouco mais de atenção para a gente sair com a vitória”, disse Magal.

O segundo tempo começou em ritmo acelerado e ofensivo, com os dois times atacando e criando chances de abrir o marcador. Ipatinga e ASA se alternavam nas jogadas de perigo ao gol adversário. A equipe da casa não fez alterações, enquanto o time visitante voltou com Nena no lugar de Júnior Viçosa. E foi dele, o gol que colocou o clube alagoano à frente do marcador.

Aos 12min, Marcos Tamandaré avançou pelo lado direito, em uma jogada que fez repetidas vezes, e cruzou para Nena tocar para o fundo das redes, aumentando o desespero dos donos da casa. Imediatamente após sofrer o gol, o técnico Gilson Kleina fez duas alterações, colocando o estreante Léo Mineiro e Rafinha nas vagas de Leanderson e Léo Salino.

O ASA, no entanto, continuou levando perigo ao gol de Douglas, que teve de fazer difíceis defesas. Mas a história do que não faz leva, foi invertida agora, em favor do Ipatinga, que chegou ao empate, aos 25 min, depois que o adversário desperdiçou duas chances para ampliar o placar. Marinho Donizete fez a jogada pela esquerda e cruzou Paulo Musse deu rebote e Danilo Dias conseguiu fazer o gol. Mas alegria ipatinguense durou pouco e Magal fez o segundo gol, aos 30 min da etapa final.

 IPATINGA 1 X 2 ASA

IPATINGA
Douglas; Afonso, Márcio Alemão, Max e Marinho; Max Carrasco, Leanderson (Léo Mineiro), Léo Salino (Rafinha) e Leandro Chaves (Wanderson); Danilo Dias e Ademílson
Técnico: Gilson Kleina

ASA
Paulo Musse; Marcos Tamandaré, Plínio, Edson e Magal; Rincon, Didira, Audálio, Ciel e Cleiton; Júnior Viçosa (Nena)
Técnico: José Luiz Mauro (Vica)

Data: 25/5/2010 (terça-feira)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: João Batista de Arruda
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Silbert Faria Sisquim
Cartões amarelos: Plínio (A), Rincón (A), Léo Salino (I), Afonso (I)
Gols: Nena, aos 12 min; Danilo Dias, aos 25 min; Magal, aos 30 min do segundo tempo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host