Topo

Série B - 2019

Náutico marca nos acréscimos, vence o ASA-AL e retorna à ponta da Série B

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/07/2010 23h54

O Náutico lutou, correu, brigou, e no sufoco conseguiu conquistar seu objetivo no retorno do Campeonato Brasileiro da Série B. Na noite desta terça-feira, os pernambucanos só conseguiram fazer o dever de casa, aos 46min do segundo tempo, quando Zé Carlos acertou um lindo chute de fora da área, para sacramentar a vitória sobre o ASA-AL por 2 a 1, manter a invencibilidade no estádio dos Aflitos e assumir a liderança da competição.

Com a vitória de hoje, o Náutico chegou aos 17 pontos, e abriu um de vantagem sobre o novo vice-líder, o Figueirense, que também venceu nesta terça-feira. No próximo sábado, às 16h10 (de Brasília), o time comandado pelo técnico Alexandre Gallo tem um duelo direto pela ponta da tabela, a equipe enfrenta o América-MG, quinto colocado com 15 pontos, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Já o ASA-AL perdeu a chance de se aproximar da parte de cima da tabela, caiu duas posições e agora é o 13º colocado com dez pontos ganhos. Na próxima sexta-feira, às 21h (de Brasília), a equipe alagoana tenta a recuperação diante da sua torcida, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, contra o Brasiliense.

A partida começou com o ASA-AL mais ligado, tocando bem a bola a equipe visitante chegou com mais perigo e com 10min de jogo o goleiro Gledson já tinha feito duas grandes defesas evitando que o placar fosse aberto. Depois disso, o Náutico acordou, acertou a marcação e dominou o restante da primeira etapa.

Abusando das jogadas em velocidade e usando muito a movimentação dos três homens do setor ofensivo, o time da casa deixou perdida a defesa do ASA-AL e quase fez o primeiro gol aos 27min. Após uma bela troca de passes, Geílson invadiu a área e chutou forte, o goleiro Paulo Musse fez uma ótima defesa, a bola ainda pegou na trave e saiu pela linha de fundo.

Quando o primeiro tempo parecia que terminaria empatado o Náutico abriu o placar. Aos 42min, Ramirez roubou a bola de Cleiton em sua intermediária e puxou o contra-ataque rápido tocando para Giovani, que driblou o zagueiro , levantou a cabeça e cruzou da esquerda para Cristiano, que sozinho, na entrada da pequena área, só teve o trabalho de cabecear no canto do goleiro Paulo Musse.

Na volta do intervalo o técnico Vica tentou resolver o problema em seu setor defensivo e tirou Everton Veneno, para a entrada de Sílvio. A mudança deu resultado, o ASA-AL tomou conta do jogo, passou a sair em velocidade nos contra-ataques e começou a levar perigo ao gol de Gledson, que continuava tendo trabalho e fazendo boas defesas.

Porém, o goleiro que era um dos destaques do Náutico na partida teve papel fundamental no gol de empate do ASA-AL. Aos 17min, Silvio cruzou da esquerda, Gledson falhou e rebateu para o meio da área, a bola sobrou limpa para o atacante Junior Viçosa que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da meta.

Depois disso o jogo ficou aberto, o Náutico partiu desesperado para cima ASA-AL querendo buscar o gol de empate e apesar de criar boas oportunidades, ficou exposto aos contra-ataques, que sempre levavam perigo a Gledson. Assim como no primeiro tempo, quando a partida parecia que terminaria empatada, Zé Carlos cobrou falta na barreira, pegou o rebote e acertou um lindo chute para marcar o gol da vitória do time da casa.

NÁUTICO 2 X 1 ASA-AL

Náutico
Gledson; César Prates (Tinga), Wescley, Walter e Zé Carlos; Ramirez, Rodrigo Pontes, João Henrique e Giovani (Thiago Marin); Cristiano (Thiaguinho) e Geilson
Técnico: Alexandre Gallo

ASA-AL
Paulo Musse; Marcos Tamandaré (Maisena), Everton Veneno (Sílvio), Plínio e Magal; Jota, Audálio, Kal, Cleiton e Didira (Luiz Mário); Júnior Viçosa
Técnico: Vica
Data: 13/07/2010 (terça-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Árbitro: Wladyerisson Oliveira (CE)
Assistentes: Francisco Feitosa e Francisco Aquino (ambos do CE)
Cartões amarelos: Rodrigo Pontes (NAU) e Cleiton (ASA)
Gols: Cristiano, aos 42 minutos do primeiro tempo (NAU); Junior Viçosa, aos 17 minutos (ASA), e Zé Carlos, aos 46 minutos do segundo tempo (NAU)