UOL Esporte Futebol
 
23/07/2010 - 07h03

América-RN e Bragantino duelam para iniciar arrancada contra o rebaixamento

Filipe Grecco
Em São Paulo

O primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro está chegando à metade e as equipes começam a olhar suas posições na tabela para traçar seus objetivos na competição. Na noite desta sexta-feira, América-RN e Bragantino se enfrentam às 21h (de Brasília), no estádio do Machadão, em Natal, com uma meta muito clara: conquistar os três pontos para iniciar uma arrancada contra o rebaixamento.

As duas equipes ocupam a parte de baixo da tabela e a vitória é fundamental para as pretenções de ambos na competição. O América-RN é o 18º colocado com seis pontos em nove jogos, já o Bragantino é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com nove pontos, porém, uma derrota da equipe paulista a coloca entre as quatro equipes que disputarão a Série C em 2011.

Apesar de estar jogando em casa, o América-RN não tem muito o que comemorar. Além da pouca presença da torcida no estádio Machadão, a equipe potiguar não venceu nenhuma partida e conquistou apenas um ponto jogando como mandante. Ao todo foram três derrotas e um empate. O único triunfo na competição aconteceu contra o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Já o Bragantino, apesar de estar com beirando a zona de rebaixamento, é um dos times que menos perderam nesta edição da Série B, somente duas vezes. Porém é equipe paulista é a que mais empatou, ao todo foram seis resultados iguais, e uma das que menos venceram, apenas uma vez, na segunda rodada da competição.

Para conquistar a primeira vitória no Machadão e deixar a zona de rebaixamento, o técnico Lula Pereira quer usar o ânimo que a goleada da última terça-feira, por 4 a 1, sobre o Sergipe, pela Copa do Nordeste, deu no elenco. Além disso, o treinador poderá promover a estreia de dois reforços, o meia Esley e o zagueiro Cleber.

Por outro lado, os meias Sandro e Saulo, estão vetados para esta partida devido a uma lesão no músculo posterior da coxa de ambos. Além deles, o volante Rafael Paraná foi vetado pelo departamento médico, mas recebeu uma boa notícia: não se confirmou a suspeita de fratura no dedão do pé direito.

O técnico Lula Pereira realizou mais um coletivo visando o próximo compromisso do América diante do Bragantino, amanhã, às 21h, no estádio Machadão, partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os jogadores considerados titulares não participaram da vitória alvirrubra por 4 a 1 sobre o Sergipe, na última terça-feira , no Campeonato do Nordeste.

No lado do Bragantino o técnico Marcelo Veiga deve mexer bastante na equipe que não vence há seis sete jogos. Para o duelo desta sexta, o treinador pode alterar o esquema tático do time, do 3-5-2, para o 4-4-2. Como não pode contar com Everaldo, que está suspenso, a dupla de zaga será formada por André Astorga e Murilo.

Emerson, que era dúvida, foi liberado pelo departamento médico e vai atuar no meio campo, assim como Eder. Na lateral esquerda, Esquerdinha retorna ao time titular. Já o volante Luciano Sorriso e o atacante Fabrício Carvalho, recém-contratados pelo Bragantino, ainda recuperam a forma física e estão vetados para este confronto.

AMÉRICA-RN X BRAGANTINO

Data: 23/07/2010 (sexta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE)
Auxiliares: Ivaney Alves de Lima e Renison Nunes Freire (ambos do SE)

AMÉRICA-RN
Rodolpho (Fabiano), Dick, Cleber, Robson e Berg; Jackson, Fábio Oliveira, Esley e Allan Dellon; Ronny e Fábio Neves
Técnico: Lula Pereira

BRAGANTINO
Gilvan; Nego, Andre Astorga, Murilo e Esquerdinha; Júnior Lopes, Eder, Emerson e Lucio; Rodriguinho e Silvio
Técnico: Marcelo Veiga

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host