UOL Esporte Futebol
 
Miguel Schincariol/Perspectiva/AE

Famoso por gols bonitos, Dodô marcou um tento feio em sua estreia pela Lusa

30/07/2010 - 22h55

Em dia de festa, Dodô estreia com gol, Portuguesa bate S. Caetano e entra no G-4

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Artilheiro dos gols bonitos, o atacante Dodô estreou pela Portuguesa nesta sexta-feira com um gol feio, marcado logo após um bate-rebate, mas que ajudou a Lusa a vencer o São Caetano por 3 a 1 no Canindé e chegar ao G-4 da Série B. Athirson, com a camisa 50 nas costas, abriu o placar para os donos da casa no primeiro tempo e marcou o 7000º gol da história do clube. Artur descontou na segunda etapa e Kempes fechou o placar no finalzinho.

CORITIBA DERROTA VILA NOVA E DORME NA PONTA

Com alguma dificuldade, o Coritiba derrotou o Vila Nova por 1 a 0, nesta sexta-feira, e assumiu a liderança provisória da Série B. O gol da vitória foi marcado por Marcos Aurélio, em cobrança de falta, no 2º tempo tempo da partida no Serra Dourada.

A vitória nesta 11ª rodada leva a Portuguesa para a quarta colocação, com 20 pontos, atrás de Coritiba, Náutico e Figueirense. Já o São Caetano cai uma posição e agora é o sexto, com 18 pontos. O América-MG está entre os dois paulistas.

A Portuguesa volta a campo no dia 3 de agosto, para visitar o América-RN, no Machadão. Depois, recebe o ASA. Já o São Caetano só joga no dia 7, sábado, mais uma vez contra um paulista: encara o Guaratinguetá no ABC. No dia 10, pega o Coritiba no Paraná.

O jogo

A briga por uma vaga no G-4 atraiu público bom para o estádio do Canindé na noite desta sexta-feira e foi a torcida da casa que teve mais motivos para se animar no primeiro tempo. A primeira razão para tanto subiu ao campo com a equipe e cercado de dezenas de criança: era Dodô, atacante que fazia sua estreia com a camisa lusitana.

O novo centroavante da Portuguesa, porém, não fez grande primeiro tempo, sendo pouco acionado. A equipe da casa preferia chutar de média distância e levou perigo com Kempes e Acleisson. Dodô também tentou, mas mandou para longe. O São Caetano devolveu na mesma moeda: com Fernandes, mas Wéverton fez boa defesa no canto.

O São Caetano, apesar de ter mais volume de jogo e maior posse de bola, também não criava muito, parando na entrada da área lusa, mas sem arriscar o chute. A Portuguesa levava perigo em seguidos ataques e, aos 31min, abriu o placar. Após escanteio batido da direita, Ademir Sopa cabeceou no meio da área, mas mandaria a bola para fora. Quase embaixo do segundo pau, Athirson conseguiu interceptar e marcar o primeiro gol do time da casa no jogo e o de número 7000 na história do clube.

Atrás no placar, o São Caetano demorou a acordar e só teve chance de empatar nos acréscimos do primeiro tempo. Éverton Ribeiro recebeu na área, driblou o zagueiro com o corpo, sem tocar na bola, e tocou no canto esquerdo de Wéverton. O goleiro se esticou todo e conseguiu uma ótima defesa.

Mesmo sem Athirson, substituído no intervalo com dores musculares, a Portuguesa voltou atacando na segunda etapa e quase ampliou logo no primeiro minuto. Kempes recebeu nas costas da zaga, chutou cruzado, mas Luiz defendeu a queima roupa. O São Caetano respondeu aos 8min. Fernandes receberia cruzamento livre no meio da área, mas esperou demais e permitiu o corte salvador de Thiago Gomes.

Aos 14min, um lance feio, em que a bola foi cruzada da direita, defendida por Luiz, rebateu em quatro, cinco jogadores, sobrou para um chute da entrada da área e passou de canela em canela mais algumas vezes, Dodô, livre na área, completou para o gol e fez o segundo da Lusa.

Com os dois times precisando vencer para chegar ao G-4, o jogo seguiu aberto, com espaço para os ataques trabalharem. Com isso, o São Caetano descontou. Artur entrou na área pela direita, chutou forte, a bola desviou na zaga, enganou o goleiro e morreu no fundo das redes. A Portuguesa fez o terceiro já nos acréscimos. Héverton correu todo o campo de ataque com a bola nos pés e, na cara de Luiz, só rolou para Kempes empurrar para o gol vazio.

PORTUGUESA 3 X 1 SÃO CAETANO

PORTUGUESA
Wéverton; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Athirson (Gláuber); Acleisson, Ademir Sopa (Domingos), Héverton, e Fabrício; Kempes e Dodô (Malaquias)
Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão)

SÃO CAETANO
Luiz; Artur, Marcelo Batatais, Anderson Marques e Bruno Recife; Jairo (Gian), Moradei, Éverton Ribeiro e Kléber (Vandinho); Fernandes e Eduardo (Hugo)
Técnico: Sérgio Guedes

Data: 30/07/2010 (sexta-feira)
Local: Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte “Canindé”, em São Paulo (SP)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões Amarelos: Kempes, Acleisson e Héverton (Portuguesa) e Marcelo Batatais (São Caetano)
Gols: Athirson, aos 31min do primeiro tempo, Dodô aos 14min e Kempes aos 46min do segundo tempo (Portuguesa)  e Artur aos 21min do segundo tempo (São Caetano)
 

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host