UOL Esporte Futebol
 
03/08/2010 - 23h00

Dodô faz de pênalti, Portuguesa afunda o América-RN e pula para 2º na Série B

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com um homem a mais desde os 26min do primeiro tempo a Portuguesa encontrou dificuldades para vencer o América-RN, por 3 a 1, na noite desta terça-feira, no estádio Machadão, em Natal. O atacante Dodô abriu o placar cobrando pênalti, no lance que ocasionou a expulsão do volante Jackson, e Fabrício, após uma falha incrível do goleiro e nos acréscimos, fizeram para os visitantes. Adalberto descontou para o time da casa.

Com este resultado, a Portuguesa chegou aos mesmos 23 pontos do Náutico, porém, como tem um saldo de gols melhor do que o time pernambucano, a equipe paulista assumiu provisoriamente a segunda colocação na competição. Na próxima terça-feira, a Lusa recebe o ASA-AL, no estádio do Canindé, às 21h50 (de Brasília).

Já o América-RN se complicou ainda mais na competição. A equipe que ainda não venceu jogando em casa, permaneceu com oito pontos e vai terminar a rodada na penúltima colocação, porém, pode ver aumentar para cinco tentos a distância para deixar a zona de rebaixamento. Na próxima terça-feira, o time potiguar enfrenta o Ipatinga, no estádio Ipatingão, às 19h30 (de Brasília).

O jogo começou bastante equilibrado, com o América-RN saindo bastante pelo lado esquerdo da defesa da Portuguesa e levando bastante perigo nas descidas do lateral direito Thoni. Com melhor qualidade no toque de bola, o time paulista criou as melhores oportunidades de gol e aos 15min o goleiro Fabiano Ribeiro fez uma excelente defesa após um chute de Acleisson.

Depois disso, a Portuguesa se animou e aos 26min aconteceu o lance que definiu o resultado do jogo. Após um escanteio cobrado da direita, o zagueiro Cléber afastou e com o América-RN com a posse de bola, o volante Jackson acertou uma cotovelada em Ademir Sopa fora do lance de jogo.

Atento no lance, o auxiliar Arnaldo Rodrigues de Souza viu a agressão, chamou o árbitro José de Caldas Souza que expulsou Jackson e marcou pênalti para o time da Portuguesa. Depois de quase quatro minutos de reclamação, o atacante Dodô foi para a cobrança e marcou seu segundo gol, em dois jogos com a camisa do time paulista.

Quando se esperava que a Portuguesa tomasse conta do jogo por ter um homem a mais e já estar melhor na partida, o que se viu foi o América-RN crescer. Os jogadores do time potiguar souberam aproveitar que os visitantes recuaram e partiram para cima e aos 48min quase empataram o placar após um chute de Alberto, que parou em uma boa defesa do goleiro Weverton.

Insatisfeito com a atuação da Portuguesa após ficar com um homem a mais em campo, o atacante Dodô foi para o vestiário reclamando bastante. “O time estava jogando bem, mas parece que sempre que gente faz o gol caimos de produção. Tem que ter atenção e agora é a hora de sermos time grande e jogar bem.”

De nada adiantou a reclamação do atacante Dodô na saída do intervalo, pois a Portuguesa continuou com a mesma apatia e o América-RN seguia melhor na partida, com boas chances de fazer o gol de empate, que pararam em boas defesas do goleiro Weverton. Quando a partida começou a ficar tranquila para o time Paulista, o goleiro Fabiano Ribeiro fez questão de deixar as coisas ainda mais fácil.

Aos 33min, O goleiro do América-RN tentou sair tocando a bola e passou nos pés de Fabrício, que com o gol vazio só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Porém não deu nem tempo da Portuguesa comemorar, dois minutos depois, o zagueiro Adalberto diminuiu de cabeça. Depois disso, o time saiu desesperado para o ataque e após quase empatar, levou um contra-ataque que acabou com um gol de Fabrício, aos 46min.

AMÉRICA-RN 1 X 3 PORTUGUESA

América-RN
Fabiano Ribeiro; Cleber, Robson e Adalberto; Thoni, Jackson, Esley, Douglas Silva (Wellington Dias) e Berg; Fábio Neves (Reinaldo) e Alberto (Chimba)
Técnico: Lula Pereira

Portuguesa
Weverton; Preto Costa, Domingos (Romano) e Maurício; Paulo Sérgio, Acleisson, Ademir Sopa, Celsinho (Malaquias) e Fabrício; Dodô (Henrique) e Kempes
Técnico: Vadão

Data:
03/8/2010 (terça-feira)
Horário: às 21h (de Brasília)
Local: estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Auxiliares: Arnaldo Rodrigues de Souza e Thiago Gomes Brígido (ambos do CE)
Público: 3.290 pagantes
Cartões amarelos: Fabrício, Celsinho e Dodô (POR)
Cartão vermelho: Jackson (AME)
Gols: Dodô, aos 29min do primeiro tempo, e Fabrício, aos 33min e aos 46min do segundo tempo (POR); Adalberto, aos 35min do segundo tempo (AME)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host