UOL Esporte Futebol
 
03/08/2010 - 07h07

Portuguesa tenta manter América-RN sem vencer em casa e continuar no G-4

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Na noite desta terça-feira tem início a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em Natal, América-RN e Portuguesa se enfrentam às 21h (de Brasília), no estádio Machadão, com dois objetivos distinto. Os paulistas buscam a vitória para se manter no G-4, já os potiguares tentam os três pontos para conquistar o primeiro triunfo em casa e se aproximar de deixar a zona de rebaixamento.

A Portuguesa ocupa a quarta colocação na Série B com 20 pontos ganhos. Caso conquiste a vitória na partida de hoje, o time paulista pularia momentaneamente para a vice-liderança da competição. Já em caso de empate ou derrota, poderá terminar a rodada, que será completada na sexta e no sábado, na oitava posição.

Para conseguir este resultado, o técnico Vadão terá três importantes desfalques na equipe. O artilheiro da competição com oito gols, o atacante Heverton, recebeu o terceiro cartão amarelo, na vitória contra o São Caetano. Já o meia Athirson, que sentiu um desconforto na coxa direita, e o zagueiro Thiago Gomes, que está com dores no joelho esquerdo, foram vetados pelo departamento médico.

Por outro lado, a torcida vai poder ver novamente em campo o atacante Dodô, que fez sua estreia na última sexta-feira e fez um dos gols na vitória ante o São Caetano. Empolgado, o jogador já visualiza o título da Série B. “A Portuguesa é um grande clube e estamos trabalhando forte aqui para recolocar a Lusa na primeira divisão. Queremos conquistar o título.”

Já a situação do América-RN é desesperadora, penúltimo colocado com apenas oito pontos o time potiguar não deixa a zona de rebaixamento, mesmo se vencer. A equipe rubra pularia para a 17ª colocação e ficaria atrás do Sport, primeiro time fora da degola, pois ficará com um triunfo a menos que os pernambucanos. Por outro lado, mesmo que seja derrotado, o América-RN não vai terminar a rodada na lanterna.

Apesar de estar jogando em casa, o América-RN não tem muito que comemorar. Além da pouca presença da torcida no estádio Machadão, a equipe potiguar não venceu nenhuma partida e conquistou apenas dois pontos jogando como mandante. Ao todo foram três derrotas e dois empates. O único triunfo na competição aconteceu contra o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Para quebrar essa escrita e iniciar uma recuperação na competição, o técnico Lula Pereira vai começar a partida praticamente com o mesmo time que começou no empate contra o Santo André, a única mudança é a entrada de Jackson no lugar de Tarracha. Já Allan Delon, que foi expulso na última rodada, alegou problemas particulares e teve seu contrato com o clube rescindido.

AMÉRICA-RN X PORTUGUESA

Data: 03/8/2010 (terça-feira)
Horário: às 21h (de Brasília)
Local: estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Auxiliares: Arnaldo Rodrigues de Souza e Thiago Gomes Brígido (ambos do CE)

AMÉRICA-RN
Fabiano; Cleber, Robson e Adalberto; Thoni, Jackson, Esley, Douglas Silva e Berg; Fábio Neves e Alberto
Técnico: Lula Pereira

PORTUGUESA
Weverton, Paulo Sérgio, Preto Costa, Domingos, Fabrício; Acleisson, Ademir Sopa, Gláuber, Celsinho; Dodô e Kempes
Técnico: Vadão

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host