UOL Esporte Futebol
 
07/08/2010 - 17h56

Figueirense atropela Icasa no Scarpelli e assume vice-liderança da Série B

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Figueirense não deixou o Icasa jogar neste sábado, em duelo válido pela 12ª rodada da Série B. Diante de festa de sua torcida no estádio Orlando Scarpelli, o time catarinense mostrou-se superior durante toda a partida e goleou o rival pelo placar de 5 a 1, assumindo assim a vice-liderança da competição, ficando atrás apenas do Coritiba. O experiente atacante Reinaldo, com um gol e duas assistências, foi o destaque da equipe anfitriã.

Com o triunfo, o Figueirense alcança uma invencibilidade de oito jogos nesta Série B. A última vez que a equipe perdeu na competição foi justamente jogando no estádio Orlando Scarpelli, contra o Náutico, dia 25 de maio, pela quarta rodada. Desde então, foram três empates e cinco vitórias, resultados estes que levaram o Figueirense aos 24 pontos, a três do líder Coritiba.

O Icasa, por sua vez, não consegue recuperar a boa fase que teve antes da Copa do Mundo e já acumula quatro partidas sem vitórias na Série B. Assim, vem caindo na tabela de classificação e já é o 13º colocado, com apenas 14 pontos, a apenas dois da zona de rebaixamento.

Apesar de certa resistência do Icasa no início da partida, o Figueirense conseguiu criar as melhores chances e com o decorrer do primeiro tempo mostrou-se bastante superior ao time cearense. Depois de confusão na área, Fernandes pegou o rebote e de canhota bateu no canto esquerdo do goleiro Marcelo Pitol, aos 12min, abrindo o placar.

Depois de muito insistir, o Figueirense finalmente chegou ao segundo gol, aos 39min. Após cruzamento pela direita, Marcelo Pitol saiu errado e a bola sobrou dentro da área com Fernandes. O meia tocou para trás e Lucas chegou batendo, tirando do goleiro e ampliando o resultado no Orlando Scarpelli.

Apenas três minutos depois, foi a vez do consagrado atacante Reinaldo (ex-São Paulo, Santos, Flamengo e Botafogo) acertar uma bomba de fora da área, de perna direita, e garantir ao time alvinegro uma excelente vantagem para o segundo tempo, conforme analisou o meia Fernandes.

“O jogo estava difícil. A equipe do Icasa conseguia tocar a bola, mas a gente foi feliz nas finalizações e fizemos um resultado bom neste primeiro tempo. Já fazia um tempo que eu não marcava no Scarpelli, e fazer um gol aqui diante desta torcida maravilhosa é sempre um momento especial para mim”, disse.

Com o início da etapa final, o Icasa até encontrou mais chances para fazer o gol, mas nenhum lance que desse trabalho ao goleiro Wilson. As melhores oportunidades continuaram do lado do Figueirense. A primeira veio com Maicon, que avançou desde o meio-campo com a bola e tocou de bico para boa defesa de Marcelo Pitol.

Aos 22min, o goleiro do Icasa fez milagre em chute de Juninho, depois de bola açucarada do atacante Reinaldo que cruzou a área e deixou o lateral esquerdo do Figueirense em ótimas condições para marcar.

Mas na próxima, em nova assistência de Reinaldo, Marcelo Nicácio, que havia acabado de entrar, tocou de chapa no canto direito de Pitol e marcou o quarto do Figueirense. Roberto Firmino, que também havia entrado há pouco tempo, foi responsável pelo último gol do time anfitrião, em mais uma assistência de Reinaldo.

Roberto, aos 38min, fez o gol de honra do Icasa, após tapa na saída do goleiro Wilson. Ainda houve tempo para o volante Jeovânio carimbar a trave após cabeceada aos 44min.

“Temos que ter bastante cuidado com os jogadores. Jogamos na terça, depois voltamos, já jogamos na sexta. A gente sabe que vai precisar de todos”, afirmou o técnico Márcio Goiano ao término da partida. O Figueirense viaja neste domingo e joga contra o Sport, na Ilha do Retiro, na terça-feira. Na sexta, recebe o Ipatinga, no Scarpelli.

FIGUEIRENSE 5 X 1 ICASA

Figueirense
Wilson; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Jeovânio, Coutinho, Maicon (Roberto Firmino) e Fernandes (João Paulo); Willian (Marcelo Nicácio) e Reinaldo
Técnico: Marcio Goiano

Icasa
Marcelo Pitol; Marcelo Mineiro (Jadson), Diogo e Everaldo; Sérgio, Paulo Foiane, Guto, Júnior Xuxa e Panda; Marciano (Dodô) e Assisinho (Roberto)
Técnico: Flávio Araújo

Data: 07/08/2010 (sábado)
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição e Marcelo Bertanha Barison (ambos do RS)
Cartões amarelos: Júnior Xuxa, Guto (Icasa)
Gols: Fernandes, aos 12min, Lucas, aos 39min, Reinaldo, aos 42min do primeiro tempo; Marcelo Nicácio, aos 24min, Roberto Firmino, aos 30min, Roberto, aos 38min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host