UOL Esporte Futebol
 
10/08/2010 - 07h01

Com apenas 8 pontos, Ipatinga e América-RN querem triunfo para respirar

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com apenas oito pontos, na 18ª e 19ª colocações, respectivamente, Ipatinga e América-RN se enfrentam, nesta terça-feira, às 19h30, no Ipatingão. Mesmo se houver um vencedor neste jogo, esse time não conseguirá deixar a zona de rebaixamento da Série B ao fim da 13ª rodada, mas os três pontos são fundamentais para não permitir o aumento da diferença para os clubes que estão fora da área de risco.

O Ipatinga é o antepenúltimo colocado por ter uma vitória a mais que o América-RN: duas contra uma. Os dois clubes estão a quatro pontos do 17º colocado, o Santo André, primeiro dos quatro integrantes da zona da degola. Com 12 pontos, a equipe do ABC paulista tem a mesma pontuação de Duque de Caxias e Sport, que levam vantagem em critérios de desempate.

Ipatinga e América-RN fazem campanhas muito ruins na atual edição da Série B. O time mineiro só ganhou de Guaratinguetá e Brasiliense, por 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente, as duas vezes em casa. Já os dois empates, em 2 a 2 com o Vila Nova-GO, e em 1 a 1 com a Ponte Preta foram no campo dos adversários. O ataque da equipe do Vale do Aço marcou 13 gols e sofreu 24, o que significa déficit de 11.

A única vitória do América-RN na atual competição nacional foi em 1º de junho, antes da paralisação da Série B para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul, quando fez 1 a 0 sobre o Duque de Caxias, como visitante. Depois disso, foram seis jogos sem triunfo, com quatro derrotas e dois empates.

No total, em 12 partidas, o time potiguar empatou cinco vezes e foi derrotado seis vezes. O América-RN tem duas derrotas a menos que o Ipatinga e sofreu o mesmo número de gols: 24. O ataque do clube nordestino, no entanto, balançou as redes adversárias 11 vezes, duas a menos que o seu oponente desta terça-feira.

A curiosidade da campanha do América-RN é que dos oitos pontos somados apenas um foi obtido como mandante, no empate com o São Caetano, em 3 a 3, enquanto os sete demais foram longe de seus domínios. A equipe potiguar vem de uma derrota, no Machadão, para a Portuguesa, por 3 a 1.

Já o Ipatinga, que não perdia há três rodadas, período em que empatou com Vila Nova-GO e Ponte Preta, além de ter vencido o Brasiliense, voltou a ser derrotado no jogo passado, quando foi batido pelo Bragantino, por 2 a 0, na última sexta-feira. Depois de receber o América-RN, o time do Vale do Aço visitará o Figueirense, em Florianópolis, na próxima sexta-feira.

Desfalques

Os técnicos Leonardo Condé e Lula Pereira terão desfalques nas equipes do Ipatinga e América-RN. No time da casa, o zagueiro Max levou o terceiro cartão amarelo na derrota para o Bragantino e cumprirá suspensão automática. Ele deverá ser substituído por Leonardo.

Já na lateral esquerda, o titular Marinho Donizete, que cumpriu suspensão em Bragança Paulista, estará de volta à posição, na vaga de Chiquinho. Nas demais posições, Leonardo Condé deve manter a mesma formação.

No lado do América-RN, o volante Jackson, que foi expulso contra a Portuguesa, vai cumprir suspensão automática e será substituído por Fábio Oliveira, Outro que não atua, mas por decisão técnica, é Douglas Silva, que cederá a vaga a Reinaldo.

IPATINGA X AMÉRICA-RN

Data: 10/8/2010 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Wladyerisson Silva Oliveira (CE)
Assistentes: Adailson Aves Pereira (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
Transmissão: pay-per-view

IPATINGA
Douglas; Luizinho, Silvio, Leonardo e Marinho Dinizete; Max Carrasco, Dirceu, Léo Mineiro e Walter Minhoca; Preto e Alessandro
Técnico: Leonardo Condé

AMÉRICA-RN
Fabiano; Cléber, Robson e Adalberto; Thoni, Fábio Oliveira, Reinaldo, Esley e Berg; Fábio Neves e Alberto
Técnico: Lula Pereira
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host