UOL Esporte Futebol
 
17/08/2010 - 22h54

'De bem' com a Ilha do Retiro, Sport bate São Caetano com Paraíba inspirado

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de um início ruim na Ilha do Retiro, nesta terça-feira, o Sport contou com uma falha da defesa do São Caetano para reagir de forma incrível na partida e vencer o rival paulista pelo placar de 4 a 1. Marcelinho Paraíba, que fez sua estreia diante da torcida rubro-negra, esteve em noite inspirada e foi responsável por um golaço de falta, além de três assistências. O atacante Ciro, outro destaque da partida, marcou duas vezes e se isolou na artilharia da Série B.

Com o técnico Geninho, o Sport parece ter reconquistado sua força dentro da Ilha do Retiro. Dentro do estádio, o treinador – que chegou a sua terceira partida no comando do time – conseguiu sua segunda vitória em dois jogos disputados na Ilha. Antes disso, o time pernambucano havia conquistado apenas um triunfo em cinco confrontos no local.

"Fizemos um belo jogo e agora é manter esse espírito para a gente subir cada vez mais. Temos mais um jogo em casa na próxima rodada e com o apoio do nosso torcedor temos tudo para melhorar ainda mais", afirmou o goleiro Magrão, referindo-se ao próximo confronto do Sport, contra o Vila Nova-GO, novamente na Ilha do Retiro, na próxima terça-feira.

O Sport, que poderia terminar a rodada da zona de rebaixamento em caso de derrota, avança para 19 pontos, pula para a 12ª colocação e se distancia do descenso. Por outro lado, o São Caetano, que poderia assumir a liderança provisória da competição, mantém a terceira posição, com 27 pontos, e de quebra pode terminar a 15ª rodada da Série B fora do G-4.

O esquema adotado pelo São Caetano desde o apito inicial fez com que o time visitante tomasse conto do jogo. Com a marcação no campo de defesa do Sport, os comandados de Sérgio Guedes começaram com mais posse de bola e conseguiram a primeira boa chance de gol da partida. Jairo arriscou de fora da área e a bola passou tirando tinta da trave direita, assustando o goleiro Magrão, logo aos 3 min.

Mas uma falha incrível da defesa do São Caetano fez com quem o time da casa, mesmo pior na partida, abrisse o placar e fizesse a festa na Ilha do Retiro. Marcelinho Paraíba cobrou escanteio da direita – à meia altura – e Bruno Recife furou a bola ao tentar afastá-la; na sequência, ninguém fez o corte e a bola sobrou livre para Ciro, na segunda trave, apenas empurrar para as redes, aos 12min.

O duelo, que no início parecia tender a favor do São Caetano, mudou completamente de panorama, e Marcelinho Paraíba fez questão de confirmar isso. Em uma cobrança perfeita de falta de pouco antes da meia-lua, o ex-jogador do São Paulo, que estreava na Ilha do Retiro, acertou o travessão, mas a bola desceu e ultrapassou a linha do gol, contabilizando o segundo do Sport, aos 15min.

Depois de pedidos de “calma” de Sérgio Guedes, o São Caetano aos poucos foi novamente se encontrando na partida, e Anderson Marques por muito pouco não diminuiu o placar após boa cabeceada que passou muito perto da trave direita do gol de Magrão, aos 21min. Porém, o Sport, apoiado por sua torcida, voltou a tomar conta do jogo, e depois de muito insistir, Dairo ampliou o placar de cabeça, após bela – e mais uma – assistência de Paraíba, aos 41min.

“O primeiro gol foi fundamental para a reação do Sport. Sabíamos que o jogo ia ser difícil, com a pressão da torcida deles, mas ágora é procurar manter a calma e quem saber até empatar”, analisou o lateral Bruno Recife, responsável pela “furada” que originou o primeiro gol e proporcionou, consequentemente, a reação do Sport na partida.

Na segunda etapa, o duelo apresentou ainda mais alternativas que a primeira. O equilíbrio prevalecia até os 25min, quando Da Silva cometeu pênalti infantil em Bruno Recife. O goleiro Magrão defendeu a cobrança de Eduardo, mas no rebote, o próprio atacante concluiu para o gol. A partir daí, o São Caetano passou a pressionar o Sport, mas não conseguiu furar o bloqueio armado pela defesa do time rubro-negro.

Já nos acréscimos, o atacante Ciro recebeu passe de Marcelinho Paraíba dentro da área, dominou de perna direita e bateu forte no canto esquerdo de Luiz, chegando ao seu 11º gol na competição - a um do vice-líder Eduardo, do próprio São Caetano - e fechando o placar na Ilha do Retiro.

SPORT 4 X 1 SÃO CAETANO

SPORT
Magrão; Renato, Igor, Da Silva e Mateus; Daniel Paulista, Germano (Moisés), Elton (Zé Antônio) e Marcelinho Paraíba; Ciro e Dairo (Dadá)
Técnico: Geninho

SÃO CAETANO
Luiz; Artur, Marcelo Batatais, Anderson Marques e Bruno Recife; Jairo (Luciano Mandi), Moradei, Éverton Ribeiro e Fernandes (Wellington); Mazinho (Kleber) e Eduardo
Técnico: Sérgio Guedes

Data: 17/08/2010 (terça-feira)
Local: estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Adnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Ubiratan Bruno Viana (RN)
Cartões amarelos: Anderson Marques, Éverton Ribeiro, Eduardo (São Caetano), Daniel Paulista, Mateus, Germano, Élton, Da Silva, Marcelinho Paraíba (Sport)
Gols: Ciro, aos 12min, Marcelinho Paraíba, aos 15min, Dairo, aos 41min do primeiro tempo; Eduardo, aos 25min, Ciro, aos 46min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host