UOL Esporte Futebol
 
21/08/2010 - 18h02

Com 3 gols de Fábio Júnior, América-MG bate Guaratinguetá e volta ao G4

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com três gols do veterano atacante Fábio Júnior, o América-MG venceu o Guaratinguetá por 3 a 1 e conseguiu dois feitos na tarde deste sábado pela Série B do Campeonato Brasileiro. Além de voltar a figurar no grupo de acesso (G4) à Série A, o time mineiro quebrou a invencibilidade da equipe paulista atuando em casa.

O América foi a 27 pontos e assumiu o terceiro lugar. Foi a segunda vitória seguida da equipe mineira, que confirmou a reação na competição. Na rodada passada, derrotou o Paraná Clube por 1 a 0, em Sete Lagoas. Na próxima terça-feira, o time de Belo Horizonte volta a jogar fora de casa, desta vez contra o Bahia, às 21h50, em Salvador.

O Guaratinguetá, que vinha de empate com o Brasiliense por 2 a 2 fora de casa, permaneceu com 22 pontos e caiu para o décimo lugar na tabela. O time paulista sofreu a primeira derrota atuando em casa. Anteriormente, havia vencido cinco jogos e empatado dois. Na próxima terça-feira, enfrenta o ASA, às 19h30, em Arapiraca, Alagoas.

Superior na partida, o América contou com os gols de Fábio Júnior, que marcou duas vezes no primeiro tempo e uma na etapa final, em cobrança de pênalti. Foi a segundo vitória do time mineiro fora de casa. A primeiro foi sobre o América-RN, por 2 a 0, em 25 de maio. Como visitante, foram ainda três derrotas e dois empates.

Depois de um primeiro tempo ruim, marcado por vaias de sua torcida, o Guaratinguetá melhorou na etapa final, mas a aproveitou mal as chances criadas. O time paulista desperdiçou uma cobrança de pênalti com Nenê aos 14min. Conseguiu diminuir aos 28min, em nova cobrança de penalidade, desta vez com Lúcio Flávio.

O jogo

O América entrou em campo determinado e surpreendeu o Guaratinguetá logo no início da partida. Depois de abrir o placar aos 8min, o time mineiro ampliou aos 35min. Porém, com a expulsão do lateral-esquerdo Rodrigo, a equipe de Belo Horizonte ficou um jogador a menos.

Assim que a bola rolou, o América conseguiu tomar as rédeas do jogo e pressionou o time da casa. Aos 8min, Irênio tocou para Luciano, que mandou de cabeça para Fábio Júnior. O atacante dominou na área e bateu na saída do goleiro Jaílson.

O Guaratinguetá desperdiçou excelente oportunidade de empatar a partida aos 22min. Lúcio Flávio recebeu na frente e, na saída do goleiro Flávio, chutou forte por cima do travessão. O gol perdido custou caro ao time da casa.

Aos 36min, o América ampliou, novamente com Fábio Júnior. Depois de jogada de Luciano pela esquerda, que bateu cruzado, o goleiro Jaílson não segurou a bola. O atacante americano, atento no lance, roubou a bola e tocou para o gol vazio.

Em seguida, aos 42min, o lateral Rodrigo cortou a bola com a mão, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O América passou a atuar com um jogador a menos.

Apesar da desvantagem em campo, o América quase ampliou no início do segundo tempo. Luciano recebeu na frente e chutou forte para a defesa de Jailson.

O Guaratinguetá ensaiou uma reação na partida e chegou a criar chances no começo da segunda etapa. Num contra-ataque, Luciano é lançado em velocidade, mas é derrubado na área por César Santiago. O árbitro marca pênalti e expulsa o volante do time da casa. Fábio Júnior cobra no canto direito e faz 3 a 0 para o América aos 11min.

Em seguida, quando os americanos ainda comemoravam, o Guaratinguetá teve a diminuiu a vantagem dos mineiros. O árbitro marcou pênalti de Otávio em Serginho. Nenê cobrou e acertou o travessão do goleiro Flávio.

Aos 28min, o árbitro marcou outro pênalti para o Guaratinguetá, de Gabriel em Gustavo Bastos. Desta vez, Lúcio Flávio cobrou bem e diminuiu para o time da casa.

GUARATINGUETÁ 1 X 3 AMÉRICA-MG

GUARATINGUETÁ
Jaílson; Fábio Silva (Serginho), Éverton, Gustavo Bastos e Renato Peixe (Vagner Carioca); César Santiago, Marielson, Roberto e Nenê (Guaru); Marcinho e Lúcio Flávio
Técnico: Roberto Fonseca

AMÉRICA-MG
Flávio; Preto, Gabriel e Otávio; Marcos Rocha, Dudu Araxá, Leandro Ferreira, Luciano (Thiago Silvy), Irênio (Neto Maranhão) e Rodrigo; Fabio Junior (Euller)
Técnico: Mauro Fernandes

Data: 21/8/2010 (sábado)
Local: Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Assistentes: Ricardo de Almeida (RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)
Cartões amarelos: Gustavo Bastos (G), Everton (G), Rodrigo (A), César Santiago, Marcos Rocha (A), Dudu Araxá (A), Otávio (A), Gabriel (A), Leandro Ferreira (A)
Cartões vermelhos: Rodrigo (A), César Santiago (G)
Gols: Fábio Júnior, aos 8min e 36min do primeiro tempo; Fábio Júnior, aos 11min, Lúcio Flávio, aos 28min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host