UOL Esporte Futebol
 
24/08/2010 - 23h43

Dodô aparece no final e evita derrota da Portuguesa contra o Brasiliense

UOL Esporte
Em São Paulo

Desfalcada de seus principais jogadores – como o lateral-direito Paulo Sérgio, os zagueiros Preto Costa e Domingos, e o meia Athirson – a Portuguesa veio à Taguatinga enfrentar o Brasiliense em busca de reabilitação na Série B, mas não conseguiu. Na noite desta terça-feira, na Boca do Jacaré, a equipe paulista apenas empatou por 1 a 1 com o time candango e amargou sua terceira partida sem vencer na competição nacional.

Em um duelo fraco tecnicamente, realizado num gramado extremamente irregular, a Lusa sofreu um gol no final do primeiro tempo, após Iranildo invadir a área e chutar cruzado. No entanto, aos 32 minutos da etapa final, quando parecia que não esboçaria uma reação, o clube rubro-verde chegou ao empate com Dodô, que até então estava apagado na partida.

Com o resultado, a Portuguesa foi aos 27 pontos e subiu para quinta colocação. O time do Centro-Oeste, por outro lado, agora tem 20, mas permaneceu no 14º lugar. Na próxima rodada, a Lusa recebe o Bahia, sábado, às 15h50, no Canindé. Um dia antes, o Brasiliense visita o Náutico, às 21h, nos Aflitos.

O jogo

Com as duas equipes errando muitos passes e fazendo forte marcação no meio de campo, o primeiro tempo entre Brasiliense e Portuguesa apresentou baixa qualidade técnica e pouquíssimas emoções. Os goleiros de ambos os times, que pouco eram acionados, basicamente assistiam às suas defesas anularem os ataques rivais.

A primeira boa chance de gol do jogo só aconteceu aos 17 minutos, com o time da casa, após chute de fora da área do volante Ferrugem. O tiro, no entanto, saiu à esquerda do goleiro Wéverton. A equipe paulista respondeu pouco tempo depois com Marco Antônio, em cobrança de falta. O chute, contudo, saiu por cima do gol adversário.

A partida seguia bastante equilibrada com ambas as equipes dividindo bastante a posse de bola quando, aos 45 minutos, o Brasiliense abriu o placar na Boca do Jacaré. Ferrugem tocou de lado para Iranildo, o meia invadiu a área, ganhou do zagueiro Maurício e chutou cruzado para fazer 1 a 0.

Na volta dos vestiários, a Portuguesa se mostrou disposta a buscar o empate logo no início. Aos 5 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta, o volante Acleisson disparou um chute forte que explodiu na trave direita do goleiro Eduardo. O ânimo da Lusa, contudo, em seguida diminuiu.

A equipe paulista exagerava nos passe errados e tinha muitas dificuldades em chegar com qualidade à área do time candango. O Brasiliense, por outro lado, teve duas chances claras de marcar o segundo tento, mas passou a esfriar o jogo e jogar com o resultado.

Foi quando, aos 32 minutos, a estrela de Dodô enfim brilhou. Em boa jogada pela direita de Malaquias, que havia acabado de entrar, o atleta invadiu a área, tocou para o “Artilheiro dos gols bonitos” bater de primeira e empatar o duelo em Taguatinga: 1 a 1. O tento marcado pelo camisa 7 da Portuguesa, que até então estava “escondido” no jogo, salvou a equipe da terceira derrota consecutiva na Série B.

BRASILIENSE 1 X 1 PORTUGUESA

BRASILIENSE
Eduardo; Thiaguinho, Dezinho, Moacri e Jônathan; Ferrugem (Djavan), Schmoller, Deda e Iranildo (Acosta); Ruy e Aloísio Chulapa (Alisson)
Técnico: Roberval Davino

PORTUGUESA
Wéverton; Romano (Zé Carlos), Maurício, Thiago Gomes e Fabrício; Acleisson (Malaquias), Ademir Sopa (Marcos Paulo), Marco Antônio e Héverton; Luís Ricardo e Dodô
Técnico: Vadão

Data: 24/08/2010 (terça-feira)
Local: Estádio Serejão, em Taguatinga (DF)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Edmo Oliveira Santos (SE) e João Carlos de Jesus Santos (SE)

Cartões amarelos: Romano, Acleisson, Maurício (POR); Moacri, Dezinho (BRA)

Gols: Iranildo, aos 45min do primeiro tempo; Dodô, aos 32min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host