UOL Esporte Futebol
 
21/09/2010 - 21h24

Bahia reage no final, mas só empata com Vila Nova e perde a liderança

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

Depois de ficar atrás no placar durante a maior parte do jogo, o Bahia arrancou um empate diante do Vila Nova aos 42min do segundo tempo e diminuiu a tristeza dos torcedores que lotaram o estádio Pituaçu nesta terça-feira. Porém, a programação da noite era de festa dos baianos, que com o empate de 1 a 1 perderam a liderança da tabela para o Coritiba.

CLASSIFICAÇÃO - SÉRIE B

TIMESPONTOS
1
Coritiba
43
2
Bahia
41
3
América-MG
40
4
Ponte Preta
40

O resultado levou o Bahia aos 41 pontos na tabela, contra 43 do time coritibano, que venceu o Brasiliense fora de casa por 1 a 0. Já o Vila Nova encerra sua sequência de seis triunfos seguidos, mas chega aos 27 pontos - na 15ª colocação - e segue se afastando da zona de rebaixamento.

Antes do jogo, o goleiro René, flagrado no exame antidoping, entrou em campo com seus companheiros e foi muito bem recepcionado pelos torcedores, que não paravam de gritar seu nome. Visivelmente emocionado, o jogador falou sobre a situação. “Momento difícil. Mas tenho certeza que Deus vai me abençoar e eu vou voltar a vestir a camisa do Bahia”, afirmou René, que vestia uma camisa em homenagem a Maílson, ídolo do Bahia que sofre de uma doença degenerativa.

JOGOS - 23ª RODADA
Portuguesa 3 x 2 Santo André
São Caetano 0 x 0 Bragantino
Bahia 1 x 1 Vila Nova-GO
Guaratinguetá 2 x 3 Ponte Preta
Brasiliense-DF 0 x 1 Coritiba
Náutico 1 x 0 Figueirense
Paraná 1 x 0 Duque de Caxias
América-MG 4 x 1 América-RN
Icasa 0 x 0 Sport
ASA 2 x 1 Ipatinga-MG

Após o apito inicial, a festa continuou nas arquibancadas. O time respondeu em campo e tomou conta da partida. Mas o Vila Nova soube conter a pressão inicial e igualar as ações do jogo. Em um rápido contra-ataque, Roni fez ótimo cruzamento pela direita e Bruno Lopes chegou dividindo com o zagueiro para empurrar a bola para as redes e abrir o placar, aos 12min. O duelo que iniciou com festa do lado do Bahia aos poucos começava a se complicar.

O atacante Jael, artilheiro da equipe na competição (com nove gols), levou uma cabeceada de Juninho no olho esquerdo e precisou ser substituído. A pressão do Bahia no começo da partida não existia mais, e aos poucos a torcida presente no Pituaçu começou a demonstrar certa irritação com seu time. Os comandados de Márcio Araújo mantinham a posse de bola, mas não conseguiam assustar o goleiro Max.

Com um pouco mais de agressividade, a situação repetiu-se após o início da etapa final. Mas quem realmente assustou pela primeira vez foi o Vila Nova. Em jogada rápida de contra-ataque, Roni fez bom passe para Bruno Lopes, que driblou dois adversários e invadiu a área; o camisa 9 bateu cruzado e a bola saiu com muito perigo à esquerda do gol de Fernando, reserva de René.

Cinco minutos depois, porém, foi a vez do Bahia chegar com perigo, com Mendes. Ávine recebeu passe na esquerda e levantou a bola para a área; o camisa 18, que havia acabado de entrar, saltou entre a zaga, desviou de cabeça e mandou a bola muito perto da trave esquerda. O Bahia seguia melhor, mas sem encontrar o gol. Até que, aos 42min, Adriano recebeu passe de cabeça de Mendes e bateu no canto esquerdo do gol de Max, diminuindo o prejuízo no Pituaçu.

Incidente com cachorro da PM

Após o final da partida, o zagueiro Alison, do Bahia, foi atacado por um rottweiler da Polícia Militar e deixou o campo revoltado. "São uns palhaços, covardes. Isso não pode acontecer", criticou o jogador.

* atualizada às 22h57

Ficha da Partida

Bahia Bahia Técnico: Márcio Araújo
1. Fernando
2. Jancarlos
3. Alison
4. Nen
6. Ávine
7. Bruno Octávio
16. Morais
5. Fábio Bahia
8. Hélder
10. Ananias
18. Mendes
9. Adriano
11. Jael
17. Rodrigo Grahl
1 1
Vila Nova-GO Vila Nova-GO Técnico: Ademir Fonseca
1. Max
2. Ivan
3. Leandrão
4. Éder Lima
6. Carlos Alberto
5. Adilson
8. Juninho
15. Erick
10. David
11. Davi Ceará
14. Junior
7. Roni
18. Max Pardalzinho
9. Bruno Lopes

Data: 21/09/2010 - 19h30

Local: Estádio de Pituaçu

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden

Auxiliares: José Javel Silveira e Tatiana Freitas

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host