Topo

Série B - 2019

Eficiente, Bragantino bate Portuguesa por 2 a 0 e respira na série B

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/09/2010 22h53

Na noite desta sexta-feira, no Estádio Nabi Abi Chedid, o Bragantino enfrentou a Portuguesa precisando de uma vitória para escapar da zona do rebaixamento. E conseguiu. Pelo placar de 2 a 0, com gols de Rodriguinho e Marcelinho, os donos da casa derrotaram o rival rubro-verde e agora respiram na Série B. Em função do empate do Vila Nova com o Paraná, em Goiânia, o time alvinegro não corre risco de volta à zona da degola nesta rodada.

A Lusa, por outro, lado, fracassou em mais uma tentativa de se aproximar dos líderes da competição e viu diminuírem as suas chances de conquistar o tão sonhado acesso à elite do futebol nacional em 2011. Embora viesse de um triunfo sobre o Santo André, conquistado na última terça-feira, a Portuguesa teve sua ascensão freada em Bragança Paulista.

Com o resultado, o Bragantino foi aos 29 pontos e subiu para a 15ª colocação. Os visitantes, no entanto, estacionaram nos 34 e caíram para o oitavo lugar. Na sequência da Série B, a Lusa enfrenta o América-MG, terça-feira, às 21h50, na Arena do Jacaré. No mesmo dia, só que mais cedo, o Braga visita o Brasiliense, às 19h30, no Serejão.

O jogo

O jogo começou bastante movimentado, com as duas equipes mostrando determinação na disputa pela bola. E logo aos 8 minutos aconteceu a primeira boa chance do jogo, quando Weverton se esticou todo para evitar o que seria o primeiro gol do Bragantino. Após bola alçada na área rubro-verde, a sobra ficaria livre para André Astorga empurrar para o gol, se não fosse a intervenção do goleiro da Portuguesa

Aos poucos, a equipe alvinegra aumentava seu volume de jogo e passava a chegar à área adversária com mais freqüência. Contudo, o ataque anfitrião esbarrava na defesa da Lusa e em sua própria falta de pontaria. Aos 21 minutos, no entanto, foi a vez da Lusa ameaçar em boa triangulação de Héverton, Athirson e Zé Carlos. No final da jogada, o chute do atacante rubro-verde parou na boa defesa de Gilvan, a sua primeira do jogo.

Foi então que, aos 24 minutos, a pressão do Bragantino se reverteu em gol. Rodriguinho aproveitou uma bola espirrada, invadiu a área pelo lado esquerdo, preparou o chute e acertou o canto esquerdo do Weverton: 1 a 0. Após abrir o placar, os donos da casa continuaram no ataque buscando aumentar a vantagem. À Portuguesa restavam os poucos contra-ataques.

Na volta dos vestiários, os visitantes passaram a sair para o jogo em busca do empate. No entanto, a Lusa tinha dificuldades para armar, errava muitos passes e demonstrava um pouco de nervosismo. Em determinado momento, os jogadores de ambos os times passaram a chegar mais forte nas divididas e o jogo ficou faltoso.

Aos 22 minutos, Maurim perdeu uma chance incrível para ampliar o marcador. Após boa jogada do Bragantino pela esquerda, o lateral invadiu a área, limpou o lance, mas na hora de definir chutou a bola por cima do gol. Quatro minutos depois, entretanto, o ataque alvinegro não desperdiçou. Aos 26 minutos, em cobrança de escanteio, a bola sobrou na pequena área e, oportunista, Marcelinho fuzilou: 2 a 0.

Aos 35 minutos, o meio-campista Luciano Sorriso teve que vestir as luvas e ir para o gol do Braga após o goleiro Gilvan ter sido expulso por reclamação. No momento da expulsão, o time da casa já havia feito as três alterações. Vale registrar que, no final do jogo, o “arqueiro improvisado” chegou a fazer uma boa defesa.

Com um homem a mais em campo, a Portuguesa se lançou ao ataque buscando os gols, mas já era tarde demais.

BRAGANTINO 2 X 0 PORTUGUESA

BRAGANTINO
Gilvan; Júnior Lopes, André Astorga e Marco Aurélio; Nêgo, Éder, Luciano Sorriso, Marcelinho (Thiago Cunha) e Maurim (Adriano); Rodriguinho e João Sales (Éder)
Técnico: Marcelo Veiga

PORTUGUESA
Weverton; Domingos, Thiago Gomes e Maurício (Malaquias); Paulo Sérgio, Acleisson, Marco Antônio, Athirson (Henrique) e Fabrício; Héverton e Zé Carlos (Ronaldo)
Técnico: Vadão

Data: 24/09/2010 (sexta-feira)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Público: 736 pagantes
Renda: R$ 4.380,00
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Osny Antônio Silveira (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Marcos Aurélio, Maurim, Júnior Lopes e Nêgo (BRA); Paulo Sérgio, Maurício, Domingos e Henrique (POR)
Cartão vermelho: Gilvan (BRA)

Gols: Rodriguinho, aos 24min do primeiro tempo; Marcelinho aos 26min do segundo tempo