UOL Esporte Futebol
 
28/09/2010 - 07h03

Invicto no returno, América-MG recebe Portuguesa, que busca reação

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Quando terminou o primeiro turno da Série B do Brasileirão, América-MG e Portuguesa, que se enfrentam, nesta terça-feira, às 21h50, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, estavam separados por apenas dois pontos. Após a realização de cinco partidas pelo returno da competição, o time mineiro, que inicia a 25ª rodada na terceira posição, abriu nove de frente para a Lusa, que ocupa somente a nona colocação.

Dos 15 pontos disputados no segundo turno da Série B, o América, que está invicto, conquistou 13 (aproveitamento de 86,66%), em quatro vitórias e um empate. Já a Portuguesa, tem aproveitamento bastante inferior ao seu adversário desta terça-feira – apenas 40% –, com dois triunfos e três derrotas.

A equipe paulista começou o returno perdendo para o Vila Nova, em Goiás, por 2 a 1. depois ganhou do Figueirense, por 1 a 0, perdeu para o Coritiba, com mando do oponente, por 2 a 0 e ganhou, no Canindé, do Santo André, por 3 a 2. Na rodada passada, a Lusa manteve sua inconstância e foi derrotada pelo Bragantino, por 2 a 0, em Bragança Paulista.

O América-MG, ao contrário, tem conseguido mostrar regularidade conquistando nas últimas rodadas bons resultados dentro e fora de casa. Depois de encerrar o primeiro turno com uma derrota, em Sete Lagoas, para a Ponte Preta, por 3 a 1, o time de Mauro Fernandes iniciou o returno com triunfo como visitante, fazendo 2 a 1 sobre o Bragantino.

Novamente como mandante, o América-MG empatou com o Coritiba, atual líder da Série B, com 46 pontos, três a mais que o clube mineiro, mas depois engrenou três vitórias consecutivas: Figueirense (1 a 0), América-RN (4 a 1) e Ipatinga (2 a 1). Se o time americano venceu seus três últimos compromissos fora de casa, a Portuguesa vive jejum de seis partidas como visitante, com quatro derrotas e dois empates. O último triunfo aconteceu em 3 de agosto, por 3 a 1, em Natal, diante do América-RN.

No primeiro turno, pela sexta rodada, em um jogo em que não faltaram cartões amarelos e vermelhos, a Portuguesa derrotou o América-MG, por 1 a 0, resultado que até hoje é lamentado pelo técnico Mauro Fernandes, por entender que o time americano fez uma de suas exibições na competição e merecia sorte melhor. A equipe mineira teve três jogadores expulsos na ocasião, contra dois da Lusa.

E o cartão vermelho desfalcará o América-MG contra a Portuguesa. O zagueiro Micão cometeu pênalti em Alessandro, na vitória sobre o Ipatinga, por 2 a 1, e foi expulso. Otávio e Wellington Paulo disputam a vaga na defesa, com Mauro Fernandes mantendo a formação com três zagueiros. No ataque, Thiago Silvy, que entrou no segundo tempo e fez um dos gols do triunfo, deverá formar dupla com Fábio Júnior, embora o treinador tenha revelado que poderão utilizar Jandson e Laécio.

Pelo lado da Portuguesa, o técnico Vadão poderá contar com o volante Glauber, recuperado de inflamação no tendão do pé direito, além do zagueiro Preto Costa e do atacante Fabinho, que também estavam contundidos. O treinador, que só anunciará o time no vestiário da Arena do Jacaré, não poderá contar com o zagueiro Domingos, suspenso, e com o volante Ademir Sopa e o atacante Dodô, contundidos.

PORTUGUESA X AMÉRICA-MG

Data: 28/9/2010 – terça-feira
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Assistentes: Carlos Berckenbrock (Fifa-SC) e Fernando Lopes (SC)
Transmissão: pay-per-view

AMÉRICA-MG
Flávio; Otávio, Preto e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio e Jean Batista; Thiago Silvy e Fábio Júnior
TÉCNICO: Mauro Fernandes

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Preto Costa, Maurício e Fabrício; Acleisson, Marco Antônio, Athirson e Héverton; Fabinho e Zé Carlos
TÉCNICO: Vadão
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host