UOL Esporte Futebol
 
02/10/2010 - 17h55

Na estreia de técnico, Náutico perde para lanterna Ipatinga e adia reação

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Na estreia do técnico Roberto Fernandes, substituto de Alexandre Gallo, demitido pela diretoria nesta semana, o Náutico foi derrotado pelo lanterna Ipatinga, por 2 a 1, de virada, neste sábado, no estádio Ipatingão, no Vale do Aço, e adiou a reação na Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de respirar na competição, o time mineiro permaneceu na última posição e em situação complicada.

O Náutico saiu à frente no placar, aos 24min, com o atacante Max, que marcou de cabeça. O Ipatinga empatou ainda no primeiro tempo, aos 32min, com o volante Rodrigo Antônio, que arriscou de fora da área e o goleiro Glédson aceitou. Na etapa final, Alessandro desperdiçou uma cobrança de pênalti aos 8min, mas seu companheiro de ataque, Fabiano, fez o gol da vitória dos mineiros, aos 15min.

Com a vitória, o Ipatinga chegou a 21 pontos e permaneceu no último lugar, com quatro pontos atrás do penúltimo colocado, o América-RN. O time mineiro está a oito pontos do Vila Nova-GO, a primeira equipe fora da zona de rebaixamento à Série C. Foi o quinto triunfo da equipe do Vale do Aço, que empatou seis vezes e sofreu 15 derrotas.

O Náutico, que segue com 34 pontos, permaneceu em 11º lugar e sofreu a terceira derrota seguida. Anteriormente, havia sido derrotado pelo São Caetano, por 2 a 1, em casa, e América-RN, por 2 a 1, em Natal. Com o novo revés, o time pernambucano ficou mais distante da briga pelo acesso à Série A. Na terça-feira, enfrenta o ASA, às 21h (de Brasília), em Arapiraca.

No próximo sábado (9), o Ipatinga enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, às 16h (de Brasília), pela 27ª rodada.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes. Aos 9min, Hamilton chutou de fora da área e acertou o travessão de Douglas. O Ipatinga respondeu com Fabiano, que obrigou Gledson a se esforçar para fazer a defesa.

Em cobrança de escanteio, o Náutico abriu o placar aos 24min. Depois de Geílson desviar a bola de cabeça para o meio da área, Max mergulhou para empurrá-la para o fundo da rede.

O Ipatinga reagiu e chegou ao empate aos 32min. O volante Rodrigo Antônio chutou de fora da área e, numa falha do goleiro Gledson, que não segurou a bola, empatou a partida.

O time mineiro quase ampliou três minutos depois com Fabiano. O atacante superou o goleiro Glédson, que saiu do gol para tentar cortar a bola, mas o zagueiro Walter conseguiu cortar em cima da linha e evitar a virada do Ipatinga.

O segundo tempo começou quente. Aos 7min, o árbitro marcou pênalti para o Ipatinga, em lance em que o goleiro Gledson disputa bola com Alessandro. O próprio atacante ipatinguense foi para a cobrança, mas acertou a trave.

O Ipatinga não se abateu e conseguiu chegar à virada aos 15min. Luizinho cruzou da direita, Alessandro não alcançou a bola, mas Fabiano desviou de cabeça para o fundo da rede. A virada esfriou um pouco o adversário.

Para complicar, o Náutico ficou com um jogador a menos a partir dos 32min de etapa final. O volante Rodrigo Pontes, que já havia recebido o cartão amarelo no primeiro tempo, levou o segundo e foi expulso de campo.

O Ipatinga aproveitou a vantagem e segurou o resultado dentro de casa. O Náutico tentou pressionar no final, mas não conseguiu superar a marcação do adversário e amargou nova derrota.

IPATINGA 2 X 1 NÁUTICO

Ipatinga
Douglas; Luizinho, Duilio, Max e Marinho Donizetti; Max Carrasco, Leandro Brasília, Rodrigo Antônio e Walter Minhoca (Léo Mineiro); Fabiano (Amilton) e Alessandro
Técnico: Gerson Evaristo

Náutico
Glédson; César Prates (Wilson Goiano), Walter, Diego Bispo e Jeff Silva; Hamilton (Tinga), Rodrigo Pontes, Ramirez (Thiaguinho) e Giovanni; Geílson e Max
Técnico: Roberto Fernandes

Data: 2/10/2010 (sábado)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Rodrigo F. Henrique Corrêa (RJ)
Cartões amarelos: Ramirez, Rodrigo Pontes (2), Glédson (Náutico); Max Carrasco, Luizinho (Ipatinga)
Cartões vermelhos: Rodrigo Pontes (Náutico)
Gols: Max, aos 24min, Rodrigo Antônio, aos 32min do primeiro tempo; Fabiano, aos 15min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host