Topo

Série B - 2019

Time de Guaratinguetá confirma mudança para Americana e causa queixas de ex-sede

Ricardo Navajas anunciou a mudança do time de Guaratinguetá para a cidade de Americana - Rivaldo Gomes/Folhapress
Ricardo Navajas anunciou a mudança do time de Guaratinguetá para a cidade de Americana Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Rubens Lisboa

Em São Paulo

15/10/2010 17h43

Poucos dias após completar 12 anos de existência o clube Guaratinguetá, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, confirmou nesta sexta-feira a mudança de sua sede para a cidade de Americana, causando o descontentamento dos representantes da cidade do Vale do Paraíba, em São Paulo, que se disse surpresa pela decisão.

Em um comunicado divulgado, o coordenador de futebol da empresa Guaratinguetá Futebol Ltda, Ricardo Navajas, anunciou que a nova sede do clube será em Americana, na região de Campinas, a 273 km de distância da antiga sede, que dá nome ao clube de futebol.

“Quero agradecer ao prefeito de Guaratinguetá, Junior Fillipo, a toda cidade, e em especial a torcida que durante todos esses anos ajudou e incentivou nosso time. Recebemos propostas de algumas cidades e Americana nos agradou bastante. Gostaríamos de agradecer a todos os municípios que demonstraram interesse em nosso projeto e pedir ao público da região que nos aguarde para a temporada 2011”, afirmou Ricardo Navajas em comunicado.

Procurado pela reportagem do UOL Esporte, o secretário de Esportes da cidade de Guaratinguetá, Fernando José Moreira, lamentou a perda do clube e se queixou da empresa que gerencia o Guaratinguetá, que segundo ele, nem sequer avisou à secretaria oficialmente da mudança, para que a cidade pudesse tomar alguma providência.

“A gente gostaria de entender também, causou um grande impacto. Tudo o que foi acordado com a empresa, foi feito, a prefeitura investiu mais de R$ 2,5 milhões para deixar o estádio dentro das normas da CBF e Federação Paulista, com reforma da cabine de imprensa e a troca do gramado. Mas tudo isso causa estranheza, está pegando de surpresa. Me ligaram falando que anunciaram, mas até agora não nos anunciaram”, afirmou Fernando José Moreira.

De acordo com o secretário, a empresa comandada por Ricardo Navajas queria que a prefeitura de Guaratinguetá interferisse com os empresários da cidade para que fossem garantidos investimentos no clube, o que segundo Moreira é proibido legalmente.

“Achavam que a prefeitura deveria interferir no empresariado para investir na empresa deles e a prefeitura legalmente não pode fazer isso. Isso é para o mal do esporte, decadência do esporte. Barueri também foi assim e não está dando certo, e com certeza não vai dar certo [com o Guaratinguetá]. Queriam empresários para investir neles que também são empresários”, completou o secretário.

Ricardo Navajas não atendeu às ligações da reportagem do UOL Esporte e a secretaria de Esportes da cidade de Americana também não se pronunciou alegando ter encerrado o seu expediente.

A mudança de cidade de um clube no futebol não é novidade no futebol brasileiro. Em fevereiro deste ano, o Grêmio Barueri também trocou de cidade, migrando para Presidente Prudente, e passou a se chamar Grêmio Prudente.