Topo

Série B - 2019

Guaratinguetá empata com Icasa em jogo marcado por protesto da torcida

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/10/2010 21h25

Na noite desta terça-feira, o Dario Rodrigues Leite foi palco de um grande protesto. Embora o estádio fosse o local da partida entre Guaratinguetá e Icasa, o duelo, que terminou empatado, acabou ficando em segundo plano. Inconformados com a mudança do clube-empresa do Vale do Paraíba para a cidade de Americana, os torcedores presentes não pouparam xingamentos e vaias ao seu próprio time durantes os 90 minutos do confronto.

A equipe tricolor, que fazia a estreia do técnico Edinho Nazareth, terá apenas mais quatro jogos em Guaratinguetá para, a partir de 2011, se transferir definitivamente para a nova sede, na região metropolitana de Campinas.

Com relação à partida, válida pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o placar de 1 a 1 foi construído no segundo tempo, com André Neles marcando aos 15 minutos para o visitantes, e Danilo Santos empatando nos instantes finais. Com o resultado, a equipe da casa foi aos 39 pontos, mas caiu para a 13ª colocação. Os cearenses, que agora somam 37, permaneceram no 15º lugar da tabela.

Na sequência da competição nacional, o Guaratinguetá volta a campo diante do São Caetano, às 21h desta sexta-feira, em casa. Um dia depois, o Icasa recebe o Figueirense, às 17h, no Romeirão, em Juazeiro do Norte.

O jogo

Bastou o juiz autorizar o início da partida para os poucos torcedores presentes no Dario Rodrigues Leite começarem a vaiar o próprio time. A anunciada mudança do clube-empresa para a cidade Americana causou a ira dos moradores de Guaratinguetá, que passaram a torcer contra o até então time da região.

Da arquibancada, o público vibrava a cada roubada de bola do Icasa e a cada lance de ataque dos visitantes. Quando a equipe tricolor estava com a bola, no entanto, a reação era outra: vaia e xingamentos. Nem Americana, a futura nova sede do time, escapou dos protestos da torcida.

Aos 23 minutos, Serginho chegou com a bola dominada pelo lado esquerdo da área adversária e soltou uma bomba. O tiro acertou a trave direta do goleiro Marcelo Pitol, assustando os visitantes. Dois minutos depois, outro susto. Em bola levantada pela direita, Vagner Carioca subiu sozinho e cabeceou firme para o gol, obrigado o arqueiro do Icasa a fazer uma grande defesa.

Aos 36 minutos, em resposta às investidas do Guará, Marcus Vinicius quase abriu o placar no interior paulista para os cearenses. O lateral-direto partiu em velocidade com a bola dominada e bateu cruzado da entrada da área, tirando tinta da trave direta do goleiro Jaílson.

Após o término do primeiro tempo, o técnico Edinho Nazareth, que fazia sua estréia no time tricolor, comentou sobre os protestos do público. “(A mudança de cidade) não é culpa dos jogadores, mas eles têm que se concentrar. Mas realmente ter a própria torcida jogando contra é uma situação muito chata”, lamentou o treinador.

Antes do início da etapa final, alguns torcedores chegaram a tocar fogo em camisas do Guaratinguetá, demonstrando o tamanho da frustração pela saída do clube da cidade.

Dentro de campo, o segundo tempo se desenhava da mesma forma como o primeiro transcorreu. O duelo era aberto, com as duas equipes chegando ao ataque, mas sem muito perigo. E então, aos 16 minutos, finalmente o marcador foi inaugurado.

O atacante André Neles recebeu na intermediária, partiu com a bola dominada, deixou a defesa adversária para traz e tocou na saída do goleiro Jaílson: 1 a 0 para o Icasa. E como era de se esperar, o torcedor do Guaratinguetá comemorou muito o gol feito em sua própria equipe. O time anfitrião chegou ao empate após o cruzamento de Renato Peixe encontrar o jovem Danilo Santos, aos 43 minutos, que desviou de cabeça para empatar o duelo no Vale do Paraíba.

A equipe da casa chegou a esboçar uma reação, mas o confronto terminou empatado.

GUARATINGUETÁ 1 X 1 ICASA

GUARATINGUETÁ

Jaílson; Luis Felipe, Everton, Gustavo Bastos e Renato Peixe; Régis, Galiardo (Crivelaro), Léo Silva e Guaru; Serginho e Vagner Carioca (Danilo Santos)
Técnico: Edinho Nazareth

ICASA
Marcelo Pitol; Tiago, Luiz Gustavo e Everaldo; Marcus Vinicius, Luciano (Dodó), Paulo Foiani, Junior Xuxa e Carlinhos; André Neles (Marciano) e Assizinho (Michel)
Técnico: Flávio Araújo

Data: 19/10/2010 (terça-feira)
Local: Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá (SP)
Público: 320 pagantes
Renda: R$ 4.730
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Marcio Soares Maciel (GO)
Cartões Amarelos: Everton (GUA); Marcus Vinicius (ICA)

Gols: André Neles, aos 15min, e Danilo Santos, aos 43min do segundo tempo