Topo

Série B - 2019

Ipatinga vence Bragantino com dois gols de Alessandro, novo artilheiro da B

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

23/10/2010 22h54

Apesar de pressionado com o fato de ter caído para a lanterna da Série B, após a realização dos jogos da tarde, o Ipatinga venceu o Bragantino, por 2 a 1, na noite deste sábado, no Ipatingão, conseguindo o seu quarto triunfo consecutivo como mandante na competição. O resultado, que interrompeu invencibilidade de três jogos da equipe paulista no torneio, colocou o time do Vale do Aço mineiro na 17ª posição, com 33 pontos. Com os dois gols marcados, Alessandro assumiu a artilharia isolada do certame.

Dessa forma, o Ipatinga se reabilitou da derrota para o Brasiliense, por 1 a 0, em Taguatinga, na última terça-feira, quando teve interrompida sequência de quatro vitórias seguidas, levando-se em conta jogos como mandante e visitante. Embora tenha feito o seu dever de casa, neste sábado, o time ipatinguense ainda não conseguirá deixar a zona de rebaixamento na 32ª rodada, que será disputada entre terça-feira e sábado.

Como venceu o Brasiliense, no Serra Dourada, por 4 a 0, o Vila Nova-GO, que continua na 16ª colocação, a primeira fora do grupo de risco, chegou a 38 pontos, mesma quantidade do Náutico, o 15º, com cinco a mais que o Ipatinga. Mesmo se a equipe mineira vencer o América-RN, no próximo sábado, no Machadão, em Natal, continuará no Z4, mas torcerá por derrotas do Vila Nova para a Ponte Preta, em Campinas, e do Náutico para o Guaratinguetá, em Recife.

Já o Bragantino, que vinha de duas vitórias e um empate, ocupa a 13ª colocação, com os mesmos 40 pontos de Icasa e Guaratinguetá, 12º e 14º lugares, respectivamente. Para tentar se tranquilizar definitivamente em relação à ameaça de rebaixamento, o time paulista precisa vencer o Duque de Caxias, sábado que vem, em Bragança Paulista.

O Ipatinga começou a etapa inicial atacando, em busca da abertura do placar, o que não demorou a acontecer. Logo no primeiro minuto, Leandro Brasília arriscou um chute, que foi bem defendido pelo goleiro Gilvan, que atuou com a camisa de número 150, em referência ao número de jogos disputados pelo Bragantino. Aos 3 min, Alessandro deu bom passe para Walter Minhoca, que finalizou mal.

O time paulista adotava uma postura excessivamente defensiva. Isso atraía o Ipatinga para o ataque. Aos 14 min, Walter Minhoca sofreu pênalti cometido pelo zagueiro Murilo Henrique, que levou cartão amarelo no lance. Na cobrança, Alessandro converteu e comemorou o seu 16º gol na Série B, igualando-se a Ciro, do Sport, na artilharia. No segundo tempo, ele marcou mais uma vez e isolou-se na liderança desse ranking.

Mesmo após assumir a vantagem no marcador, o Ipatinga continuou melhor em campo, comandado por Walter Minhoca e Alessandro, que criaram oportunidades para ampliar a vantagem, o que acabou não acontecendo no primeiro tempo. O Bragantino até que tentou atacar mais, porém, só teve uma oportunidade, aos 20 min, quando Éder bateu por cobertura, obrigando o goleiro Douglas a colocar a bola para escanteio.

Autor do único gol da etapa inicial, Alessandro disse que o Ipatinga precisa manter a agressividade em busca do gol. “A gente precisa do resultado, não tem outra escolha. Sabemos que 1 a 0 é perigoso, tivemos algumas possibilidades e temos de caprichar para ampliar”, comentou o artilheiro ipatinguense. Já o atacante Juninho Quixadá reconheceu a fragilidade ofensiva do Bragantino no primeiro tempo. “A gente teve dificuldade do meio para frente, fiquei um pouco só”, observou.

O Bragantino voltou com Léo Jaime no lugar de Marcelinho e, segundo o volante Adriano, a intenção não apenas de marcar, mas também de atacar o adversário. E logo no primeiro minuto, o ala Nêgo, após cobrança de escanteio cabeceou e mandou a bola para fora. A resposta ipatinguense aconteceu aos 3 min, quando Alessandro tabelou com Fabiano e bateu de bico. O goleiro Gilvan fez a defesa firme.

O Ipatinga continuava com o controle do jogo, dificultando a saída de jogo do adversário e tocando a bola com tranquilidade. Aos 16 min, Alessandro, de cabeça, fez o segundo gol, aproveitando cruzamento de Luizinho, da direita. O time da casa ainda criou e desperdiçou outras chances de gols, a melhor delas, com Alessandro, aos 30 min, bem defendida por Gilvan. Aos 39 min, Éder acertou belo chute, diminuindo para o Bragantino. Apesar disso, a equipe mineira conseguiu segurar seu nono triunfo na Série B.