Topo

Série B - 2019

América vence, tira Sport da disputa e joga por empate na rodada final

Atacante Fábio Júnior marcou um dos gols do América-MG na vitória sobre o Sport - ALEXANDRE GUZANSHE/FOTO ARENA/AE
Atacante Fábio Júnior marcou um dos gols do América-MG na vitória sobre o Sport Imagem: ALEXANDRE GUZANSHE/FOTO ARENA/AE

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

20/11/2010 18h52

Com um gol do aniversariante Fábio Júnior, logo aos 6 min do primeiro tempo, que abriu o seu caminho, o América-MG venceu o Sport, por 2 a 1, neste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Mas, em função da vitória da Portuguesa sobre o Ipatinga, pelo mesmo placar, no Canindé, foi adiada para a última rodada a definição da quarta vaga à elite do futebol brasileiro em 2011.

Após a disputa da penúltima rodada, somente América, com 62 pontos, e Portuguesa, com 59, continuam no páreo. Coritiba, Figueirense e Bahia garantiram suas vagas antes da 37ª rodada, que teve oito jogos neste sábado. O Sport, que permaneceu com 56 pontos, precisava de uma vitória sobre a equipe americana, para continuar com chances de retornar à Primeira Divisão, mas não conseguiu seu objetivo e disputará outra vez a Série B.

O AMÉRICA-MG NO TWITTER

Para garantir sua classificação na última rodada, o América-MG precisa de um empate com a Ponte Preta, no sábado que vem, em Campinas. Já a Portuguesa que visitará o Sport, na Ilha do Retiro, precisa vencer o jogo e torcer por derrota americana. Dessa forma, os dois times empatariam com 62 pontos e 19 vitórias cada. A decisão seria, então, no saldo de gols, que, no momento, tem vantagem para o América: está empatada em 14 gols. A Lusa leva vantagem no número de gols marcados: 66 a 56.

O Sport, que ficou fora da disputa, mas pode ter papel fundamental na definição do acesso, foi punido duas vezes logo no começo da partida. Sofreu o gol de Fábio Júnior, que na comemoração ouviu o “parabéns pra você”, cantado pelos torcedores americanos. No minuto seguinte, aos 7, o time pernambucano ficou com um jogador a menos, com a expulsão do volante Germano.

Dessa forma, a partida não podia começar melhor para o América-MG, contou com o apoio de um bom número de torcedores, na Arena do Jacaré. Como vinha fazendo em suas últimas partidas, a diretoria do clube manteve os ingressos a R$ 2 e promoveu uma série de sorteios de prêmios, como moto, bicicleta infantil, aparelho de televisão LCD e trocas de óleos, entre outros.

E a torcida americana festejou muito sua 19ª vitória. O time mineiro voltou a vencer na Série B, o que não acontecia há duas rodadas, com derrota para o Bahia e empate com o São Caetano. Já o Sport completou quatro partidas sem triunfos, com dois empates e duas derrotas. Além dos dois gols que valeram, o América teve um de Marcos Rocha, anulado, enquanto o Sport mandou três bolas contra a trave do goleiro Flávio.

O primeiro tempo começou com susto para o torcedor americano. Aos 5 min, Marcelinho Paraíba cobrou falta, obrigando o goleiro Flávio a difícil defesa. A bola ainda tocou na trave, antes de ir para escanteio. No minuto seguinte, no entanto, o time da casa chegou ao seu gol, marcado por Fábio Júnior, artilheiro da equipe na competição, com 19 tentos, um a menos que Alessandro, do Ipatinga.

“Fazer um gol e a gente conseguir jogar bem e vencer, é um momento iluminado”, afirmou Fábio Júnior, que completou 33 anos. “Me dei esse presente e à toda a torcida. Dedico o gol à minha esposa, que não pôde vir e aos meus filhos”, comentou o artilheiro americano. Logo após o gol do anfitrião, o Sport teve expulso o volante Germano, pelo árbitro carioca Djalma José Beltrami, por causa de uma cotovelada em Dudu.

“É difícil perder um jogador logo no começo, depois de levar um gol, mas a gente lutou até o final”, lamentou o lateral-direito Eduardo Ratinho, que atuou improvisado do outro lado, por causa da suspensão do titular Dutra, um dos cinco desfalques do time pernambucano. Na etapa inicial, a equipe visitante foi dominada e só ameaçou o gol defendido por Flávio em cobranças de faltas, uma com Marcelinho Paraíba e outra com Ratinho, que foi substituído por Fabrício, aos 9 min do segundo tempo.

O SPORT NO TWITTER

Com espaço para jogar no contra-ataque, por ter um jogador a mais e pela necessidade do Sport tentar o empate, o América criou outras chances, nos 45 minutos iniciais, para ampliar o marcador. Além do segundo gol, marcado por Dudu, aos 35 min, outros oportunidades foram criadas e desperdiçadas pelo time do técnico Mauro Fernandes.

Os dois times voltaram com mudanças para o segundo tempo. Pelo lado americano, Thiago Silvy entrou no lugar de Laécio, em uma troca simples de atacantes. No Sport, o técnico Geninho colocou Elton na vaga de Eliandro. O América-MG continuou melhor que o adversário, mas desperdiçou chances consecutivas de ampliar o marcador, logo no início

O zagueiro Gabriel, aos 7 min, fez boa arrancada pelo lado direito, mas desperdiçou a chance, ao chutar a bola para fora. Dois minutos foi a vez de Thiago Silvy. O Sport também teve ótimas chances de gols. Aos 10 min, Wilson e Elton tiveram oportunidades seguidas. Aos 16, a trave salvou o América de levar o primeiro gol duas vezes na etapa final. Aos 21 min, Marcos Rocha marcou o terceiro gol, que, foi anulado por impedimento.

O jogo continuava aberto, com os dois times desperdiçando seguidas chances. O Sport, aos 32 min, depois de muito tentar, chegou ao seu gol, marcado por Dairo, que completou boa jogada de Elton. Logo depois disso, o técnico Mauro Fernandes tirou o meia Wesley, que havia entrado aos 16 min da etapa final, e colocou o volante Nando. Aos 41 min, Marcos Rocha foi expulso. Depois de muito sufoco, aos 47 min, Fábio Júnior chutou e mandou a bola na trave.