Topo

Série B - 2019

América-MG faz 'jogo da década' contra a Ponte Preta, de olho em Recife

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

27/11/2010 07h01

Nove anos depois de ter disputado pela última vez a Série A, o América-MG espera comemorar o seu retorno à elite do futebol brasileiro, neste sábado, às 17h, no estádio Moisés Lucarelli, quando enfrenta a Ponte Preta, que joga apenas para cumprir tabela. O time mineiro, que diz não se preocupar com uma possível ‘mala branca’ da Portuguesa para incentivar a equipe de Campinas, joga por um empate para confirmar sua vaga na Primeira Divisão, em 2011, antecipando em um ano o seu planejamento.

Antes de começar a competição deste ano, a diretoria americana colocou como meta chegar à elite nacional em 2012, quando será comemorado o centenário do clube. Depois de atingir o ‘fundo do poço’ em 2007, quando foi rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro, o time americano iniciou uma reação, nos últimos três anos.

Dessa forma, o América-MG voltou em 2008 para a principal divisão do Estadual, e, ano passado, sob o comando de Givanildo Oliveira, atual treinador da Ponte Preta, conseguiu o acesso da Série C para a B. Por isso, a preparação para este jogo foi cercado de todas as precauções para evitar qualquer surpresa desagradável.

A Portuguesa, que visita o Sport e que a exemplo da Ponte Preta acena com a escalação de um time com muitos reservas, é o único clube que pode tomar a vaga americana. Para que isso aconteça, a Lusa tem de vencer o jogo na Ilha do Retiro e torcer por derrota da equipe do técnico Mauro Fernandes. Nesse caso, ambos terminariam com 62 pontos e 19 vitórias, mas o clube paulista se classificaria no saldo de gols.

Durante a semana que separou a vitória sobre o Sport, por 2 a 1, na Arena do Jacaré, da partida deste sábado, jogadores, dirigentes e o técnico Mauro Fernandes enfatizaram o fato de o América depender apenas de suas forças contra a Ponte Preta, sem precisar contar com resultado do jogo em Recife.

“Estamos confiantes, por estarmos conscientes de que não dependemos de ninguém, mas só das nossas forças para conquistar nosso objetivo. Falamos isso todos os dias para os jogadores, que teremos os 90 minutos mais importantes da década para o clube e também para cada um de nós, que vai deixar nosso nome marcado na sua história”, afirmou Mauro Fernandes.

Enquanto o América está perto de fazer festa, o clima no adversário é de despedida melancólica. Torcedores da Ponte Preta organizam uma manifestação pacífica em frente ao estádio Moisés Lucarelli para protestar contra a fraca campanha da equipe. Em 14º lugar, com 47 pontos, o clube não conseguiu retornar à Primeira Divisão e nem corre risco de rebaixamento.

O time de Campinas, no entanto, tentará encerrar sua participação na atual edição da Série B com uma vitória, o que não acontece há nove partidas. O último triunfo da equipe paulista foi em 12 de outubro, por 3 a 1 sobre o Sport. Nesse período, foram sete derrotas e dois empates. A partida contra o América-MG, clube que já subiu uma vez para a Série A, deverá marcar a despedida de Givanildo de Oliveira, que dificilmente continuará à frente da equipe.

O treinador terá três menos desfalques por suspensões: o zagueiro Renan, o volante Pirão e o atacante William, que foram expulsos na derrota para o Brasiliense, na rodada passada. O lateral-direito Eduardo Arroz recebeu férias antecipadas e não deve continuar no clube. Dessa forma, o volante Guilherme deverá ser deslocado para a posição.

Mauro Fernandes também não poderá contar com todos os titulares. O zagueiro Micão levou o terceiro amarelo contra o Sport, enquanto o lateral-direito Marcos Rocha foi expulso na mesma partida. Ambos cumprirão suspensão e deverão ser substituídos por Otávio e Sheslon. O goleiro Flávio, que pegou um jogo de suspensão, já cumprido, pelo vermelho contra o Bahia, está confirmado, o mesmo acontecendo com Fábio Júnior, que pode ser artilheiro da Série B, já que tem 19 gols, um a menos que Alessandro, do Ipatinga.

PONTE PRETA X AMÉRICA-MG

Data: 27/11/2010 – sábado

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Horário: 17h (horário de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

Assistentes: Ricardo de Almeida (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)

Transmissão: Sportv, PFC e PFC Internacional

PONTE PRETA

Gilson; Guilherme (Eduardo Zamariolli); Diego Jussani, Naldo e Bruno Collaço; Jonata Escobar, Josimar, Souza e Pablo Escobar (Guilherme); Reis e Daniel Lovinho.

TÉCNICO: Givanildo de Oliveira

AMÉRICA-MG

Flávio; Otávio, Preto e Gabriel; Sheslon, Dudu, Leandro Ferreira, Helton Luiz e Rodrigo; Euller (Irênio) e Fábio Júnior

TÉCNICO: Mauro Fernandes