Topo

Série B - 2019

Obcecada pelo acesso, Portuguesa inicia Série B recebendo o Náutico

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/05/2011 07h00

Depois de bater na trave no ano passado ao ficar com a quinta colocação da Série B, a Portuguesa não pensa em outro objetivo em 2011 a não ser retornar à elite do futebol brasileiro. E seu primeiro compromisso na competição acontece neste sábado, no Canindé, diante do Náutico, que conta com a estreia do experiente técnico Waldemar Lemos.

Além de conquistar o acesso, a equipe rubro-verde tem outro desejo na competição, o de ser campeão. “Vamos estrear contra uma forte equipe e de tradição que é o Náutico. Temos que entrar focados no jogo como se fosse a partida do acesso. Queremos ser campeões e vamos em busca dos objetivos”, afirmou o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro.

1ª RODADA DA SEGUNDONA

SEXTA-FEIRA
Bragantino 1 x 1 ABC
Goiás 1 x 0 Grêmio Barueri
Salgueiro 1 x 1 São Caetano
SÁBADO
Ponte Preta x ASA
Portuguesa x Náutico
Sport x Icasa
Criciúma x Guarani
Vitória x Vila Nova
Ituiutaba x Paraná Clube

Para isso, não pode faltar vontade, segundo palavras do técnico Jorginho. “A Série B é uma competição bastante disputada, com muitas equipes tradicionais. Então não pode faltar vontade e nem determinação”, afirmou o treinador, que não poderá contar com o atacante Jael, suspenso. Com isso, Leandro Love, ex-Linense, deve ser o titular ao lado de Luis Ricardo.

Na Portuguesa, as principais mudanças em relação ao Campeonato Paulista são no setor defensivo: o lateral Paulo Sérgio, os zagueiros Domingos, Preto Costa e Maurício Nascimento e o volante Gláuber deixaram a equipe. Para o setor, foram contratados Rogério (ex-Uberlândia), Mateus (Ypiranga-RS) e Everton Luiz (Náutico), que mal chegou e já é desfalque por contusão.

Do lado do Náutico, o estreante Waldemar Lemos – que substitui Roberto Fernandes – não poderá contar com dois dos principais jogadores da equipe, o meia Eduardo Ramos e o atacante Ricardo Xavier, que foram vetados pelo departamento médico. Além deles, o lateral esquerdo Jeff Silva e o volante Élton, também desfalcam o time pernambucano na estreia.

Quem está empolgado para a partida deste sábado é o atacante Bruno Meneghel, artilheiro do time na temporada ao lado de Ricardo Xavier com 11 gols marcados. O jogador, que esteve no Náutico na Série B do ano passado, está confiante no acesso nesta temporada e vê a Portuguesa como um dos principais rivais para uma das quatro vagas.

“Estamos trabalhando forte e nos adaptando ao novo treinador. Vamos buscar fazer uma boa Série B e colocar o Náutico na elite do futebol ano que vem. Portuguesa jogará em casa e nos dará trabalho. É um adversário direto, mas vamos procurar somar os três pontos”, avaliou o atacante, que espera ajudar o Náutico a manter o ótimo aproveitamento no ataque.

A equipe teve o melhor ataque do Campeonato Pernambucano com 52 gols. A defesa, porém, não correspondeu, e levou 30. Por este motivo, o técnico Waldemar Lemos deve mandar a campo um esquema com três zagueiros: Walter, Wescley e Jorge Felipe.

PORTUGUESA X NÁUTICO

Data: 21/05/2011, sábado
Horário: às 16h20 (horário de Brasília)
Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Renison Nunes Freire (SE)

Portuguesa
Weverton; Marcos Pimentel, Jaime, Mateus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Marco Antonio e Ivo; Luis Ricardo e Leandro Love
Técnico: Jorginho

Náutico
Gledson; Walter, Wescley e Jorge Felipe; Peter, Éverton, Derley, William e Deyvid Sacconi; Bruno Meneghel e Kieza
Técnico: Waldemar Lemos