Topo

Série B - 2019

Luís Ricardo recompensa torcida, Portuguesa goleia Bragantino e dorme líder

Jogadores da Portuguesa comemoram um dos cinco gols da goleada de 5 a 0 sobre o Bragantino - Rodrigo Coca/AE
Jogadores da Portuguesa comemoram um dos cinco gols da goleada de 5 a 0 sobre o Bragantino Imagem: Rodrigo Coca/AE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/06/2011 22h47

Luís Ricardo cumpriu sua palavra. Depois de marcar contra na rodada anterior e prometer que iria recompensar a torcida rubro-verde, o atacante, que vem jogando improvisado na lateral direita, teve boa atuação e marcou o gol que abriu a goleada de 5 a 0 da Portuguesa sobre o Bragantino, nesta sexta-feira, no Canindé. Edno (2), Henrique e Felipe (contra) completaram o placar.

Questionado após o jogo sobre o pouco tempo que precisou para cumprir a promessa, Luís Ricardo comemorou: "Foi bem rápido. Foi além do que eu esperava, mas entrei concentrado, primeiramente procurando marcar, que foi o que o professor Jorginho me pediu jogando na lateral, mas eu fui bastante feliz e consegui fazer o gol".

Com o resultado, a Portuguesa chega aos 11 pontos, ultrapassa Ponte Preta, Paraná, ABC e Sport na tabela e assume temporariamente a liderança da Série B. Agora, seca os rivais neste sábado para pelo menos terminar a sexta rodada dentro do G-4. Já o Bragantino caiu quatro posições, entrou na zona de rebaixamento e agora é o 18º colocado, com cinco pontos.

A defesa do Bragantino começou a partida sofrendo com a pressão da Portuguesa. Primeiro, um forte chute de Edno que passou rente à trave direita de Gilvan. Depois, algumas bolas alçadas na área; e a falha em uma delas resultou no primeiro gol da partida, logo aos 7min. Após escanteio cobrado na primeira trave, Luís Ricardo se antecipou e desviou de cabeça.

A Portuguesa, apesar de se manter superior em toda etapa inicial, começou a levar alguns sustos. O maior deles aconteceu aos 27min. Bruno recebeu de Juninho Quixadá dentro da área e encobriu o goleiro Weverton; a bola caminhou para as redes, mas Guilherme, antes que ela ultrapassasse a linha, conseguiu afastar e evitar o gol do Bragantino.

O susto serviu para a Portuguesa acordar e voltar a aplicar o mesmo ritmo do início do jogo. E 8min depois, o segundo gol saiu. Henrique, na grande área, chutou cruzado e Gilvan desviou com as pontas dos dedos; a zaga, porém, não faz o corte, e Edno não teve nenhum trabalho para empurrar a bola para as redes e comemorar seu primeiro gol no retorno ao Canindé.

Na saída para o intervalo, reconhecimento de que a equipe não estava rendendo o esperado. “O professor Marcelo [Veiga] vai corrigir o que está errado para que a gente possa correr atrás do resultado”, disse Juninho Quixadá, que ainda aproveitou para desmentir boatos de que deixará o clube: “Não estou sabendo de nada. Estou trabalhando para tentar empatar aqui”.

Na etapa final, prejuízo para o Bragantino logo aos 5min. Bruno Iotti segurou Marcelo Cordeiro, recebeu o segundo amarelo e foi expulso do jogo. Com isso, ficou fácil para a Portuguesa, que marcou mais duas vezes. Aos 14min, Marcelo Cordeiro cruzou na pequena área para Jael, que chutou prensado; a bola sobrou para Henrique, de cabeça, ampliar.

Aos 23min, Edno marcou mais um – sem goleiro – após assistência de Marco Antônio dentro da área e logo em seguida deixou o campo aplaudido pela torcida rubro-verde, com quem teve desavenças em sua saída do clube no ano de 2009. Ainda houve tempo para Felipe se atrapalhar após cruzamento de Ivo e, de cabeça, fechar o placar no Canindé. 5 a 0.