Topo

Série B - 2019

'Dona do Canindé', Portuguesa recebe Salgueiro para dormir líder da Série B

Portuguesa vem dando "show" no Canindé e espera repetir as últimas atuações diante do Salgueiro - Justiça Desportiva
Portuguesa vem dando 'show' no Canindé e espera repetir as últimas atuações diante do Salgueiro Imagem: Justiça Desportiva

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/07/2011 07h00

Depois do tropeço na última rodada diante do ASA, a Portuguesa tenta recuperar o futebol que o fez vencer quatro partidas seguida e passar duas rodadas na liderança. Para isso, conta com sua principal ‘arma’, o estádio do Canindé, que na noite desta sexta-feira é palco do duelo entre o time rubro-verde e o Salgueiro, que ainda busca seu primeiro triunfo fora de casa.

“O Salgueiro é uma equipe que não é muito conhecida, mas que vai dar trabalho para nós na sexta. É um time correria, o Jorginho já vem passando isso para nós e temos que ficar atentos e jogar como jogamos os outros jogos no Canindé. Quem tem que mandar no Canindé somos nós, a Portuguesa tem que se impor jogando em casa”, afirmou o zagueiro Rogério.

De fato, o retrospecto no Canindé impressiona. Apesar de já ter sido batida em casa nesta Série B, pelo ABC, a Portuguesa marcou 19 gols em cinco jogos, chegando a uma média de quase quatro gols por jogo (3,8) dentro de seu território. Isso porque, dos quatro triunfos conquistados, três deles foram por goleada (Náutico, Bragantino e São Caetano).

Caso supere o Salgueiro, a Portuguesa pode recuperar a liderança da tabela, pelo menos temporariamente. Com 17 pontos, a equipe de Jorginho avançaria para 20 e ultrapassaria a Ponte Preta, atual primeira colocada. Feita a sua parte, restaria aos rubro-verdes ‘secar’ o time alvinegro, que no sábado tem compromisso difícil diante do Sport, na Ilha do Retiro.

Para esta partida, além de Edno, suspenso, Jorginho tem o desfalque do meia Henrique, expulso no jogo contra o ASA. Porém, seu substituto só será conhecido momentos antes do duelo. O treinador pode manter o esquema com um meia de origem, no caso Ivo, ou então colocar um atacante de ofício, com Cleiton, Rafael Silva e Lucas Gaúcho brigando pela posição.

“Quem não gostaria de entrar jogando em um jogo como esse. É uma briga sadia que existe entre todos do elenco e, quem entrar, vai procurar corresponder ao que o técnico nos pedir. Todos do grupo têm consciência que, em primeiro lugar, temos que nos doar pela Portuguesa, o nosso objetivo é subir e vamos em busca dele”, afirmou o meia Ivo.

No Salgueiro, o clima está tenso. Sem vencer há três partidas e colado na zona de rebaixamento, com nove pontos, houve reclamação do técnico Neco até em relação ao coletivo realizado durante a semana: “Eu não vi criatividade e movimentação. Não vou para São Paulo para fazer graça. Quem tiver com receio de jogar, que escolha outra profissão”.

Para o confronto contra a Portuguesa, Neco vai contar com o retorno do lateral-direito Marcos Tamandaré, que foi liberado pelo departamento médico, e também do zagueiro Alemão. Por outro lado, o lateral Piauí, os zagueiros Alex Xavier, Gustavo e Alexandre seguem em tratamento, enquanto o beque Henrique e o meia Edmar estão aprimorando a forma física.

PORTUGUESA X SALGUEIRO

Data: 08/07/2011, sexta-feira
Horário: às 21h (horário de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: André Luiz Freitas de Castro (GO)
Assistentes: João Patrício Gomes de Araújo (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO)

Portuguesa
Weverton; Luis Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Marco Antonio e Ivo (Lucas Gaúcho); Edno e Ananias
Técnico: Jorginho

Salgueiro
Marcelo; Marcos Tamandaré, Alemão, Henrique e Josa; Pio, Diego Paulista, Mateus e Clebson; Elvis e Fabrício Ceará
Técnico: Neco