Topo

Série B - 2019

Em jogo com três expulsões e cinco gols, Náutico bate o Americana e entra no G4

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/07/2011 22h54

Em um jogo bastante movimentado, com três expulsões, duas delas com apenas 14min de partida, o Náutico bateu o Americana, por 3 a 2, na noite desta terça-feira, no estádio dos Aflitos, com três gols do atacante Kieza, e entrou no G-4 na abertura da 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com este resultado o Náutico saltou cinco posições na tabela e agora ocupa momentaneamente a quarta posição, um tento a menos que os três primeiros colocados e dois a mais que os cinco primeiros clubes fora do G-4. Já o Americana permaneceu o terceiro lugar e perdeu a chance de assumir provisoriamente a liderança.

Na 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Americana joga em casa, no estádio Décio Vita, contra o Goiás, na próxima terça-feira, às 21h (de Brasília). Já o Náutico entra em campo só no dia 23 deste mês, quando enfrenta o Vila Nova-GO, no estádio Serra Dourada, às 16h20.

O primeiro tempo foi bastante movimentado, com o Náutico com mais posse de bola, porém, sem poder de penetração, preso na marcação do Americana, que levava mais perigo nas suas investidas. Mas este cenário mudou aos 14min, quando os zagueiros Thiago Gomes e Ronaldo Alves foram expulsos.

Os dois trocaram empurrões na área do Náutico e o árbitro Célio Amorim advertiu com cartão amarelo, mas isso não foi suficiente para acalmar o ânimo dos zagueiros, que seguiam discutindo e se xingando e levaram o vermelho. Os dois treinadores deixaram os times com um a menos no setor defensivo e, com isso, a partida ficou totalmente aberta, tanto, que logo aos 16min o Americana abriu o placar.

Reinaldo fez bom lançamento para Marcinho, que dominou na intermediária, aproveitou o espaço na defesa, invadiu a área e chutou forte, sem chances para o goleiro Gideão. Porém, dois minutos depois o Náutico fez o seu gol. O zagueiro Jorge Luis falhou e a bola sobrou para Kieza que bateu firme, na primeira finalização do alvirrubro no jogo, e empatou.

Mesmo com esse cenário e com os dois times chegando constantemente na meta adversária, os treinadores optaram por não reforçar o sistema defensivo. Com isso, não demorou muito para mais um gol sair no jogo. Aos 31min, o Náutico passou na frente do marcador. Elicarlos lançou Kieza, que driblou o marcador e fez seu segundo no jogo.

Porém, o Náutico nem teve tempo para comemorar e três minutos depois levou o gol de empate. O volante Derley, que fazia seu 100º jogo com a camisa alvirrubra, cometeu pênalti em André Luis. Na cobrança, Léo Silva bateu com tranquilidade no canto direito do goleiro Gideão, que caiu para o lado esquerdo.

Na volta para a segunda etapa o panorama do jogo continuou o mesmo, porém, aos 11min outra expulsão deu nova cara à partida. Léo Silva recebeu cartão vermelho e deixou o Americana com um homem a menos. Empurrado pela torcida o Náutico foi para cima, com tudo buscando o gol da vitória, enquanto os visitantes só se defendiam.

A equipe da casa chegou ao gol aos 14min, porém, o árbitro marcou falta de Kieza e anulou o tento alvirrubro. O técnico Waldemar Lemos colocou o atacante Ricardo Xavier, mais descansado, o que deu mais mobilidade ao Náutico. Enquanto o Toninho Cecílio reforçava ainda mais o setor defensivo e praticamente abdicando do ataque.

Com isso, o Náutico passou a pressionar ainda mais e, de tanto insistir chegou ao gol da vitória. Aos 27min, Peter cruzou da direita, na cabeça de Keiza, que testou forte e para marcar pela terceira vez no jogo. Depois disso, o time da casa administrou o resultado, só tocou a bola e garantiu mais três pontos.