Topo

Série B - 2019

Cautelosa, Portuguesa recebe Americana para ampliar vantagem na liderança

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/07/2011 07h00

Com o triunfo sobre o Vitória neste sábado, a Portuguesa atingiu seu melhor início de Série B neste século XXI. Fora isso, é líder com três pontos de vantagem para a Ponte Preta, segunda colocada. Mas independente da boa fase, a ordem do técnico Jorginho para o jogo desta terça-feira (e para o resto do torneio), no Canindé, contra o Americana, é seguir com os pés no chão.

“Estamos bem no campeonato e precisamos manter o foco. Vou conversar com os atletas para não se empolgarem com a liderança. Temos que continuar em busca de resultados”, declarou o técnico rubro-verde, que não revelou o time que entra em campo nesta terça-feira. “Tenho todo o elenco à disposição e devo definir a equipe minutos antes do confronto”, completou.

Uma das certezas é a presença de Edno. O atacante, que se emocionou no triunfo diante do Vitória, segue como artilheiro da equipe e quer a presença da torcida. “A Portuguesa tem uma força muito grande dentro de casa, e estamos comprovando isso. Só que esse é o momento em que precisamos sempre contar com a força da torcida para seguirmos embalados”.

O Americana, por sua vez, vem de duas derrotas seguidas (Goiás, em casa, e Náutico, fora), e com isso acabou perdendo a posição dentro do G-4. A vantagem é que o time de Toninho Cecílio teve uma semana de descanso até o jogo desta terça-feira, ao contrário da Portuguesa, que esteve em Salvador no último sábado e pouco tempo teve para descansar.

Mesmo assim, o Americana quer atenção total no Canindé. “A Portuguesa lidera o campeonato e tem feito grandes jogos. Apesar de estarmos em quinto precisamos ter concentração nos 90 minutos. Quem errar menos sairá vencedor”, alertou o lateral Luis Felipe. Em relação ao time, Thiago Gomes e Léo Silva voltam de suspensão e substituem Henrique e Moacir.

Confronto particular
 

Os técnicos de Portuguesa e Americana travam um ‘duelo particular’ nesta terça-feira, mas completamente ‘do bem’. Em 2009, o então auxiliar-técnico do Palmeiras, Jorginho, foi promovido ao cargo de treinador após a saída de Luxemburgo justamente por Toninho Cecílio, que na época exercia a função de gerente de futebol do clube alviverde.

“Só tenho a agradecer ao Toninho. É o melhor gerente com quem eu já trabalhei”, elogiou Jorginho. “Ele é o grande responsável pela boa campanha da Portuguesa na Série B. Ele tomou certas atitudes e mexeu bastante na equipe. Fez as contratações adequadas. Em termos de montagem de elenco você vê uma equipe agressiva. A Lusa é a cara dele”, 'rebateu' Toninho Cecílio.

PORTUGUESA X AMERICANA

Data: 26/07/2011, terça-feira
Horário: às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

Portuguesa
Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio e Henrique; Ivo e Edno
Técnico: Jorginho

Americana
Jaílson; Paulo Sérgio, Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal; Alê, Júlio César (Fumagalli), Léo Silva e Marcinho; Reinaldo e Dodô
Técnico: Toninho Cecílio