Topo

Série B - 2019

Contra Icasa, Portuguesa busca reabilitação para alcançar marca histórica

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/08/2011 07h00

A Portuguesa realiza neste sábado um banquete para comemorar seus 91 anos de história. E nesta data, o clube rubro-verde tem tudo para estar celebrando outra conquista: a melhor campanha do primeiro turno de todas as edições da Série B. Para que isto aconteça, basta a equipe de Jorginho reencontrar o caminho das vitórias e superar o Icasa, no estádio do Canindé.

Até o momento, o dono desta melhor campanha é o Corinthians, com 39 pontos conquistados nas 19 rodadas iniciais do torneio de 2008. Com 37 pontos na tabela da Série B de 2011, basta para a Portuguesa uma vitória simples; de quebra, a equipe ainda confirma o título simbólico do primeiro turno.

“Metade do objetivo está sendo alcançado. Mas não adianta nada terminarmos na frente o primeiro turno e, no segundo, terminarmos fora do G-4. Queremos e vamos lutar pelo título até o último jogo. Esses dois jogos sem vitória não podem influenciar na campanha”, analisou Jorginho, referindo-se ao revés para o Vila Nova no Canindé e ao empate com o Duque de Caxias, no Rio.

Estes dois últimos resultados, aliás, resultaram em algumas cobranças da torcida rubro-verde nesta última semana, e consequentemente, em um pedido de Jorginho: “Os torcedores precisam nos apoiar nesse momento que a equipe está atravessando. O time é líder e com uma boa campanha. Peço aos torcedores que venham ao Canindé e nos ajudem a vencer o Icasa”.

Para a partida deste sábado, Jorginho deixou o mistério de lado e confirmou os 11 jogadores que iniciarão o duelo no Canindé. “O time vai ser o mesmo que enfrentou o Duque de Caxias. Minha única ausência é o Mateus, que está suspenso, por isso continuo com o Leandro na zaga”, revelou.

Mas pela frente, engana-se quem acredita que a Portuguesa terá vida fácil. O rival, apesar dos 13 pontos a menos, não perde há cinco rodadas, e vem de duas vitórias convincentes: 5 a 3 sobre o Salgueiro, em Caruaru, e 4 a 2 diante do sexto colocado Goiás, no estádio Romeirão. Porém, um dos principais destaques da equipe cearense não poderá estar em campo neste sábado.

Na vitória sobre o Goiás, Júnior Xuxa sentiu dores no músculo posterior da coxa, e como ainda não está recuperado, foi confirmado como desfalque. Caso opte por manter o mesmo esquema que venceu o Goiás, Márcio Bittencourt deve promover a entrada do meia Ribinha; a outra possibilidade é uma formação mais ofensiva, com a entrada do atacante Preto, que volta de suspensão.

PORTUGUESA X ICASA

Data: 27/08/2011, sábado
Horário: às 16h20 (horário de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Andrea Marcelino de Sá (RJ)

Portuguesa
Weverton; Luis Ricardo, Rogério, Leandro Silva e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio e Henrique; Ananias e Edno
Técnico: Jorginho

Icasa
Marcelo Pitol; Luiz Henrique, Ramon e Everaldo; Osmar, Dodó, Marino, Ribinha (Preto), Diego Palhinha e Janílson; Marciano
Técnico: Márcio Bittencourt