Topo

Série B - 2019

Após 'puxão de orelha', líder Portuguesa recebe o pior visitante da Série B

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/10/2011 07h00

Liderança isolada, dez jogos de invencibilidade e distância de 11 pontos para o quinto colocado. Nada disso livrou os jogadores da Portuguesa de um ‘puxão de orelha’ do técnico Jorginho após a equipe ceder por três vezes o empate ao São Caetano na última rodada. Porém, nada melhor do que receber o ASA, pior visitante da Série B, para se redimir com o ‘patrão'. O duelo, válido pela 28ª rodada da competição, acontece no Canindé, nesta terça-feira.

“Se tivéssemos saído atrás no placar e aí sim tivéssemos buscado o empate eu ficaria mais tranqüilo. Só que não foi isso que aconteceu, estivemos por três vezes na frente do marcador e acabamos levando os gols de empate. Não posso ficar contente com um resultado como esse. Eu não me contento com pouco, quero sempre o melhor”, declarou Jorginho logo após o jogo da rodada passada.

O que o técnico pode comemorar é o fato de não ter perdido nenhum jogador para a partida desta terça. Mesmo o meia-atacante Ananias, que sentiu dores musculares no jogo passado, já se recuperou e está à disposição. O único desfalque segue sendo Ferdinando, machucado. Boquita continua com a vaga, e o time será o mesmo que iniciou o duelo contra o São Caetano.

Com 54 pontos, a Portuguesa quer ampliar a distância para o vice-líder (Ponte, com 49) e especialmente para o quinto colocado (Sport). Para isso, conta com o excelente retrospecto no Canindé (74% de aproveitamento) e mais ainda com o péssimo desempenho do rival como visitante (quatro pontos em 13 jogos), o pior da competição ao lado do lanterna Duque de Caxias.

Porém, apesar deste retrospecto negativo, o ASA vem empolgado pela vitória de 2 a 1 sobre o Icasa na última rodada. Tal resultado, o quarto seguido sem derrotas, levou o time de Arapiraca aos 37 pontos, o deixando a sete pontos da zona de rebaixamento. Mesmo assim, o técnico Jorginho alerta para o perigo que o rival deve oferecer em função da postura defensiva.

“O jogo contra o ASA vai ser dificílimo. Eles vão jogar por uma bola, como foi assim com o Vila Nova, que conseguiu essa bola e nos venceu, e como aconteceu com o ABC e o Icasa que fizeram mais de um gol aqui no Canindé. Vamos ter que ter muita paciência para furar o bloqueio defensivo deles. O torcedor que vier ao jogo vai ter que nos ajudar a superar isso”.

Para esta partida, o técnico Vica terá um desfalque e dois retornos: o meia Raul recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Em contrapartida, Vica contará com os retornos dos zagueiros Leandro Cardoso e Fábio. Além deles, os dois recém contratados, Fábio Neves e Claudinho, já estão totalmente integrados no elenco e podem ser novidades.

PORTUGUESA X ASA

Data: 04/10/2011, terça-feira
Horário: às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Manoel Lopo Garrido (BA)
Assistentes: Adailton José de Jesus Silva (BA) e José Dias da Hora (BA)

Portuguesa
Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Boquita, Henrique e Marco Antônio; Ananias e Edno
Técnico: Jorginho

ASA
Gilson; André Nunes, Leandro Cardoso e Fábio; Gilberto Matuto, Jorginho, Marielson, Francismar e Chiquinho Baiano; Reinaldo Alagoano e Alexsandro
Técnico: Vica