Topo

Série B - 2019

Ainda em formação, Ipatinga e ABC estreiam na Série B para apagar fracassos nos estaduais

Eliminado pelo Grêmio na Copa BR, Ipatinga tenta estrear bem na Série B contra ABC - Wolmer Ezequiel/VIPCOMM
Eliminado pelo Grêmio na Copa BR, Ipatinga tenta estrear bem na Série B contra ABC Imagem: Wolmer Ezequiel/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2012 06h00

Ipatinga e ABC, que se enfrentam, nesta sexta-feira, às 21h, na estreia da edição 2012 da Série B do Brasileiro, levam coincidências para o gramado do Ipatingão. Os dois times tentam se recuperar de fracassos recentes nos estaduais e irão montar as equipes durante a competição, já que vêm anunciando muitas contratações nos últimos dias.

  • Divulgação/Site oficial do ABC

    Meia Guilherme, um dos reforços contratados pelo ABC, pode estrear contra o Ipatinga, nesta sexta

Mas Ipatinga e ABC não vivem apenas de pontos coincidentes. Há uma diferença básica entre eles. A equipe da casa é comandada por Ney da Matta, que completou um ano no cargo, enquanto o time potiguar fará a estreia de Márcio Goiano, que substituiu a Leandro Campos, demitido após a perda do título estadual para o rival América-RN.

Depois de fracassar em seu objetivo de voltar à elite do futebol mineiro, já que terá de disputar o Módulo II do Estadual, em 2013, o Ipatinga inicia sua participação na Série B do Brasileiro, buscando um triunfo sobre o ABC para ganhar confiança e demonstrar que tem condições de ambicionar vaga entre os quatro que disputarão a Série A ano que vem. O time do Vale do Aço subiu da Série C em 2011.

O Ipatinga já se reforçou com 12 jogadores até o momento, mas apenas quatro jogadores deverão estrear contra o ABC: os laterais Flávio e João Vítor e os atacantes Marcinho e Tiago Pereira. Dessa forma, Ney da Matta opta por manter a base do time que ficou em terceiro lugar no Módulo IU, vendo Araxá e Tombense subirem à Primeira Divisão do Mineiro.

“Quando se muda muito, você perde o conjunto. O que precisava acertar mais era o ataque. Com a chegada dos jogadores de frente, esperamos ter mais sucesso. Tomara que eles possam nos ajudar a iniciar bem a Série B”, afirmou Ney da Matta, que comandou a equipe em 47 jogos, com 24 vitórias, sete empates e 16 derrotas (aproveitamento de 56%).

Ao contrário do adversário, o ABC terá de mudar muito o seu time para a estreia na Série B, em razão de ter muitos jogadores contundidos. Os laterais Murilo, Edson e Renatinho Potiguar e os zagueiros Alison Ferreira e Luizão Pereira estão em tratamento, o mesmo acontecendo Elionar Bombinha e Tiago Garça, recentemente contratados e que nem viajaram para Ipatinga.

Para compensar tantos desfalques, Márcio Goiano poderá, se quiser, promover a estreia de seis reforços: o goleiro Andrey, o lateral-esquerdo Airton, os volantes Henik e Guto, o meia Guilherme e o atacante Joelson. O treinador, no entanto, não quis confirmar o time titular para o jogo no Ipatingão, deixando a definição para momentos antes do jogo.

IPATINGA X ABC

Data: 18/5/2012 (sexta-feira)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Bruno Salgado Rizo (SP) e Ramires Santos Candido (ES)
Transmissão: pay-per-view

Ipatinga
Bruno (Andrey); Flávio, Pedrão, Azevedo e João Vitor; Leanderson, Everton, Leandro Brasília e Wellington Bruno; Marcinho (Djavan) e Tiago Pereira
Técnico: Ney da Matta

ABC
Camilo; Jardson Sapé, Flávio Boaventura, Eduardo e Airton; Bileu, Heninck, Guilherme e Thiaguinho; Joelson e Washington
Técnico: Márcio Goiano