Topo

Série B - 2019

Com 'campanhas perfeitas', América-MG e Criciúma jogam em BH pela liderança da Série B

Técnico Givanildo Oliveira lembra que Criciúma tem ataque forte, mas leva muitos gols - Divulgação/site oficial do América-MG
Técnico Givanildo Oliveira lembra que Criciúma tem ataque forte, mas leva muitos gols Imagem: Divulgação/site oficial do América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

02/06/2012 06h00

No duelo pela liderança da Série B do Brasileiro, neste sábado, às 16h20, no Independência, América-MG e Criciúma, que estão com 100% de aproveitamento, colocam em jogo números que confirmam o excelente início de competição. Enquanto o time anfitrião ostenta a melhor defesa do certame, ao lado de ABC e Ipatinga, a equipe catarinense lidera o ranking do ataque mais positivo, de forma isolada, com 10 gols.

  • Fernando Ribeiro/Criciúma E. C.

    Técnico Paulo Commelli, entre os jogadores do Criciúma, revela ter observado o jogo do América

O segundo colocado nesse critério é o próprio América-MG, que balançou as redes adversárias três vezes menos que o seu adversário pela quarta rodada da Série B. Em suas três vitórias, até o momento, duas delas como visitante, o time do técnico Givanildo Oliveira fez 2 a 1 no Ceará, em Fortaleza, 4 a 0 no CRB, em Belo Horizonte, e 1 a 0 no Paraná, em Curitiba.

“É um ataque forte, mas tomaram muitos gols também, então, tem os dois lados”, afirmou Givanildo, referindo-se aos 10 gols marcados pelo Criciúma e aos cinco sofridos. “A preocupação nossa não é com os gols que tomaram, mas sim com os que fizeram, porque vamos jogar contra eles. Temos de ter atenção muito grande, é um time forte, time compacto, que tem boa média de altura boa, para fazer bom jogo dentro de casa e ganhar”, complementou.

O Criciúma, que tem média acima de três gols por jogo, marcou oito vezes nas duas rodadas iniciais, quando goleou o Guaratinguetá, por 4 a 1, como mandante, e bateu o Bragantino, fora de casa, por 4 a 3. Na rodada anterior, na última terça-feira, jogando pela segunda vez em seus domínios, na atual competição, fez 2 a 1 sobre o Vitória, resultado que lhe manteve com rendimento de 100%.

O jogo deste sábado reúne dois times que, até agora, conseguiram triunfos também como visitantes, o que tem sido um diferencial. E o Criciúma tentará se manter 100% na competição diante do América, no Independência. “Sempre vamos buscar vencer dentro e fora de casa. Os três pontos significam muito na competição”, afirmou o técnico Paulo Comelli, que espera dificuldades.

“O América trabalha bem a bola e é um time muito técnico. Procurei assistir o jogo deles em Curitiba. Vamos buscar encaixar a marcação e também poder trabalhar ofensivamente. Buscamos armar o time conforme o adversário”, enfatizou o treinador da equipe catarinense.  Comelli promoverá a estreia do lateral esquerdo Wilian Simões, que substituirá a Marlon, expulso contra o Vitória e que cumprirá suspensão.

No América-MG, Givanildo fará uma única alteração no time titular e mesmo assim obrigado. Ele não pode contar com o volante Dudu, autor do gol da vitória sobre o Paraná, mas que foi expulso em seguida e, por isso, terá de cumprir suspensão automática. Agenor, recentemente contratado, fará sua estreia. O nome dele apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol, na tarde desta sexta-feira.

No restante das posições, o treinador americano não pretende fazer modificações. Por isso, Alessandro, que se recuperou de dores musculares, não será titular, permanecendo Bruno Meneghel no ataque ao lado do veterano Fábio Júnior. “O importante é que estamos no caminho certo e vamos buscar continuar assim”, destacou Givanildo.

AMÉRICA-MG X CRICIÚMA

Data: 2/6/2012 (sábado)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira
Auxiliares: Vanderson Antônio Zanoti (ES) e Ramires Santos Cândido
Transmissão: pay-per-view

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton e Bryan; Agenor, Leandro Ferreira, Gilberto e Rodriguinho; Fábio Júnior e Bruno Meneghel
Técnico: Givanildo Oliveira

Criciúma
Douglas Leite; Ezequiel, Matheus, Nirley e Wilian Simões; Elias, Fransérgio, Kleber e Lucca; Gilmar e Zé Carlos
Técnico: Paulo Comelli